quarta-feira, dezembro 13, 2023

Poluição sonora de carros de som incomoda moradores de Jeremoabo


13 de dezembro de 2023

A poluição sonora causada por carros de som de comerciantes tem sido um problema constante em Jeremoabo, na Bahia. Os veículos, que geralmente são usados para divulgar promoções e eventos, costumam ultrapassar o volume máximo permitido por lei, causando transtornos para os moradores da cidade.

De acordo com o decreto municipal 024/2020, o nível de ruído máximo permitido em Jeremoabo é de 65 decibéis durante o dia e 50 decibéis à noite. No entanto, os carros de som frequentemente ultrapassam esses limites, chegando a atingir 80 decibéis ou mais.

O alto volume dos carros de som é especialmente perturbador para os moradores que moram no centro da cidade. As pessoas que trabalham ou estudam em casa durante o dia ou à noite têm dificuldade de se concentrar por causa do barulho.

Além disso, o barulho dos carros de som também prejudica a saúde dos moradores. A exposição prolongada a ruídos acima de 80 decibéis pode causar problemas auditivos, como perda de audição, além de estresse, ansiedade e insônia.

A Secretaria de Meio Ambiente de Jeremoabo é responsável por fiscalizar o cumprimento do decreto municipal sobre poluição sonora. No entanto, a secretaria não tem sido efetiva em cumprir essa função. De acordo com relatos de moradores, as denúncias de poluição sonora geralmente não são atendidas.

O prefeito de Jeremoabo, Derisvaldo José dos Santos, disse que a prefeitura está trabalhando para melhorar a fiscalização da poluição sonora. No entanto, ele também afirmou que a prefeitura precisa encontrar um equilíbrio entre o direito dos comerciantes de divulgar seus produtos e o direito dos moradores de ter sossego.

Exemplo positivo

Um exemplo positivo de como a poluição sonora pode ser combatida é o município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Em Luís Eduardo Magalhães, a Guarda Municipal atua de forma ostensiva para combater a perturbação do sossego.

A Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães já apreendeu diversos carros de som que estavam emitindo ruídos acima do limite permitido. Além disso, a guarda também aplica multas aos infratores.

A atuação da Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães tem sido elogiada por moradores e comerciantes da cidade. O exemplo de Luís Eduardo Magalhães mostra que é possível combater a poluição sonora de forma eficaz, sem prejudicar o direito dos comerciantes de divulgar seus produtos.

O que fazer?

Os moradores de Jeremoabo que se incomodam com a poluição sonora podem tomar algumas medidas para tentar resolver o problema. Uma opção é fazer uma denúncia à Secretaria de Meio Ambiente.

Os moradores também podem pressionar o prefeito de Jeremoabo para que a prefeitura tome medidas mais tome medidas mais efetivas para combater a poluição sonora.

Nota da redação deste Blog - Onde o prefeito é competente e tem responsabilidade a coisa funciona assim:


Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães atua em diversas frentes para garantir segurança e tranquilidade.



Agentes da Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães em ação, demonstrando compromisso e dedicação à segurança da comunidade | Foto: Divulgação

Na última semana, a Guarda Municipal de Luís Eduardo Magalhães (GCM) demonstrou seu comprometimento com a segurança e bem-estar dos cidadãos de Luís Eduardo Magalhães. Com uma atuação destacada em diversos setores, a GCM lidou com uma variedade de ocorrências, garantindo a tranquilidade da comunidade luiseduardense.

https://falabarreiras.com/lem/guarda-municipal-de-luis-eduardo-magalhaes-atua-em-diversas-frentes-para-garantir-seguranca-e-tranquilidade/


Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas