Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 25, 2023

 

Em pronunciamento de Natal, Lula defende democracia, combate às fake news e protagonismo do Brasil
Foto: Reprodução / YouTube

No tradicional pronunciamento nesta noite de véspera de Natal, domingo (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi para além de fazer um apanhado das ações do primeiro ano do seu terceiro mandato. O petista voltou a pregar a unidade do país e a defesa da democracia. 


 

 

“Desejo que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país”, falou. “Vamos combater as fake news, a desinformação e os discursos de ódio, valorizar a verdade, o diálogo entre as pessoas. Que no ano que vem sigamos unidos, caminhando juntos rumo a construção de um país cada vez mais desenvolvido”, reforçou. 

 

No pronunciamento em rede aberta, Lula também lembrou dos atos democráticos do dia 8 de janeiro, com o ataque às sedes dos Três Poderes. Nas palavras do presidente, “o ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas, dividiu o país, desuniu famílias”, porém, a “tentativa de golpe” teve “efeito contrário”. 

 

“Uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade e ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida. Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares”, discursou. 

 

BALANÇO

Lula iniciou o discurso de Natal falando sobre a “colheita” de bons frutos. O presidente afirmou que 2023 foi “tempo de plantar e de reconstruir” o país. “Cuidamos com  todo carinho do Brasil e do povo brasileiro”, disse. “Criamos condições para colheita proveitosa”. 

 

Ao defender que o “Brasil voltou a ter um governo de verdade”, Lula afirmou que o governo federal cuidou com “responsabilidade dos recursos públicos” e investiu onde era necessário, deixando de lado ideologias político-partidárias. 

 

Ele citou o retorno de algumas políticas públicas e sociais, e a criação de novos projetos como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, Desenrola, Plano Safra, e o PAC.

 

Lula exaltou a aprovação da reforma tributária e a classificou como um “feito histórico”. Com ela, conforme o presidente, será possível “corrigir” injustiças sociais. “Quem ganha mais pagará mais, quem ganha menos pagará menos”. 

 

Também pontuou a taxação dos super ricos, assegurou que a inflação está sob controle, o PIB cresceu acima do esperado e que a bolsa de valores tem gerado recordes. “O salário-mínimo voltou a subir acima da inflação”, ressaltou ao comentar que os preços dos combustíveis vêm caindo. 

 

Sobre os potenciais econômicos do Brasil, Lula frisou o investimento em energia renovável. “Estamos dando os primeiros passos na produção do hidrogênio verde”, pontuou. Na visão do presidente, o país tem se destacado como potência mundial neste setor. 

 

Lula ainda falou da relação com outros países. “Recuperamos o diálogo com o mundo e a nossa credibilidade internacional. Passamos da 12ª para a 9ª maior economia do planeta. O país voltou a ser ouvido nos mais importantes fóruns internacionais em temas como o comabte a fome, a desigualdade, a busca pela paz e o enfrentamento da emergência climática”, assegurou. 

Em destaque

Departamento de Justiça dos EUA investiga venda de caças ao Brasil

Publicado em 12 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email A Boeing perdeu a concorrência, mas não se confor...

Mais visitadas