terça-feira, dezembro 12, 2023

Datafolha reforça a ação do Congresso para tirar “superpoderes” do Supremo

De olho no STF? Veja charges do Tacho sobre a Justiça - Entretenimento - Jornal NH

Charge do Tacho (Jornal NH)

Matheus Leitão
Veja

Nova pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 10, revela que o Supremo Tribunal Federal tem perdido apoio popular em meio à nova crise institucional com o Senado.

A desaprovação do trabalho dos ministros subiu de 31% para 38%, enquanto a aprovação caiu de 31% para 27%. É uma alteração bastante significativa e que chega em um momento de fragilidade da corte.

PAUTA ADVERSA – O Senado passou a priorizar uma pauta contrária ao STF, como a proposta de emenda constitucional que limitou decisões monocráticas dos ministros, priorizando o plenário.

Outras medidas, como a que impõe um mandato para os membros do tribunal, terão a tramitação acelerada em breve.

No STF, esses avanços dos senadores estão sendo vistos como afrontas e intimidação ao poder judiciário. E a pesquisa, com a impopularidade crescente do STF, dá mais um importante empurrão ao Senado no avanço contra a corte.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Desde o célebre banho de banheira do genial matemático e filósofo grego Arquimedes, que séculos
 depois veio a influenciar a segunda lei de Isaac Newton, a humanidade sabe que toda ação gera uma reação. O Supremo, descumprindo a lei, resolveu assumir o trabalho legislativo do Supremo. Obviamente, essa bagaça não poderia dar certo, diria o comentarista Délcio Lima. Agora, o STF tem de aturar a reação do STF. Se não gostar, que então se queixe a Pitágoras ou a Newton. (C.N.)

Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas