De acordo com o comentário do radialista Junior de Santinha, dois gestores da região poderão ser alvo de operações da Polícia Federal nos próximos dias.
O primeiro gestor é o prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma. Ele enfrenta quebra de sigilo bancário e fiscal, pedido de afastamento e pedido de prisão. Essas medidas foram tomadas após investigações da Polícia Federal que apontam para irregularidades na administração do município.
O segundo gestor poderá ser o prefeito de Coronel João Sá, Ele vem sendo alvo de graves denúncias de supostas malversações contra o erário público. Essas denúncias foram apresentadas pelo professor Marcelão, que vem exercendo seu direito de cidadania com muita competência e responsabilidade.
A Polícia Federal não confirmou as informações do radialista, mas é possível que as operações sejam realizadas nos próximos dias. Se isso acontecer, será uma importante medida para combater a corrupção na região que afeta Jeremoabo e cidades circunvizinhas
A seguir, uma análise mais detalhada dos dois casos:
O caso de Deri do Paloma
Deri do Paloma é prefeito de Jeremoabo desde 2017. Ele é filiado ao Partido Progressista (PP).
As investigações da Polícia Federal apontam para irregularidades na contratação de obras e serviços públicos, supostos superfaturamentos na contratação de transporte escolar, fraudes na licitação do lixo, bem como na utilização de recursos públicos.
A quebra de sigilo bancário e fiscal foi determinada pelo Tribunal de Justiça a Bahia. O pedido de afastamento foi feito pelo Ministério Público Estadual.
Se as investigações comprovarem as irregularidades, Deri do Paloma pode ser preso e condenado a cumprir pena de prisão.
O caso de Coronel Joâo Sá
Ele é filiado ao Partido Social Democrático (MDB).
As denúncias de supostas malversações contra o erário público foram apresentadas pelo professor Marcelão, caso essas denúncias sejam confirmadas, a situação do prefeito é grave.
Se as investigações comprovarem as irregularidades, o prefeito de cel. João Sá poderá prestar contas para a justiça.
Conclusão
As investigações da Polícia Federal contra o prefeito de Jeremoabo e outros gestores são um importante passo para combater a corrupção na região de e cidades circunvizinhas. Se as investigações comprovarem as irregularidades, os gestores podem ser presos e condenados a cumprir penas de prisão.