Parlamentares ligados a Lula lamentaram o resultado; Bolsonaro e sua base foram às redes para celebrar onda conservadora
Por Flávio Ismerim
Após a vitória do candidato ultraliberal Javier Milei (La Libertad Avanza) no segundo turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19), políticos brasileiros foram às redes sociais para tecer comentários sobre o resultado do pleito no país vizinho.
A polarização da eleição entre o ultraliberal e o ministro da Economia e candidato peronista Sergio Massa refletiu o tom dos comentários.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e parlamentares do seu campo político parabenizaram a vitória do candidato de extrema-direita Milei, enquanto deputados da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentaram o resultado.
Lula, por sua vez, desejou, neste domingo (19), boa sorte ao novo governo da Argentina sem citar o nome do presidente eleito.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que a vitória de Milei “é a repetição de uma tragédia”.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT e deputada federal pelo Paraná, afirmou que Milei representa um “novo e duríssimo teste” para a democracia da Argentina.
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) criticou agenda econômica de Milei e afirmou que Victoria Villarruel, eleita vice-presidente da Argentina, “passou parte da sua vida jurídica defendendo militares condenados por crimes contra a humanidade” cometidos durante a ditadura militar no país.
“Esperança volta a brilhar”, diz Bolsonaro
Jair Bolsonaro parabenizou Javier Milei pela eleição na Argentina e disse que a “esperança volta a brilhar” no país após a população escolher o novo representante.
Para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o resultado do pleito na Argentina representa uma vitória contra a esquerda e o comunismo e “um passo decisivo rumo à liberdade” na América Latina.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) parabenizou a Argentina pela escolha de Milei para comandar o país até 2028 e pediu que o Brasil aprenda com seus vizinhos.
Damares Alves (Republicanos-DF), senadora e ex-ministra de Bolsonaro, comemorou a vitória de Milei e desejou “que a onda conservadora avance por todo continente”.
CNN
