Sábado, 25/11/2023 - 07h40
Por Redação
Um empresário foi condenado a dois anos de prisão pelo crime de furto de energia em Feira de Santana. A fraude, identificada pela Neoenergia Coelba, foi denunciada ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), e o empresário teve determinada pelo juiz uma multa de R$800 mil.
A ligação clandestina foi descoberta em uma fábrica de reciclagem e produção de plásticos localizada em Feira. De acordo com a Coelba, a energia recuperada na ação foi de 3,4 milhões de quilowatt/hora, o suficiente para abastecer 60 mil residências ou o município de Cruz das Almas por 15 dias.
O crime foi descoberto através de softwares e equipamentos inteligentes na rede elétrica, que constataram que a manipulação acontecia à noite. Em uma ação em parceria com a Polícia Civil, cerca de 20 profissionais da Neoenergia Coelba foram ao local acompanhados de peritos criminais e policiais e constataram a irregularidade.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.
Por meio de nota, o departamento jurídico da Neoenergia Coelba afirmou que seguirá "combatendo as fraudes e denunciando os responsáveis pelos imóveis com ligação clandestina, que serão submetidos ao mesmo processo que o empresário passou”.