/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/J/K/C8atURSAAckPRxsTzcww/lula-e-jato.jpg)
Lula adora o jatinho do corrupto José Seripieri Júnior
Bela Megale
O Globo
Luiz Carlos Rocha, um dos advogados de Lula, saiu em defesa do presidente eleito sobre o uso do jatinho do empresário José Seripieri Filho para ir à COP 27, no Egito. Rocha rebateu no Twitter o vice-presidente, Hamilton Mourão, que afirmou que, com a carona, “a ‘futura administração’ já compromete os princípios da “impessoalidade e da moralidade”.
— General, vice-presidente da República, eleito senador pelo Rio Grande do Sul e tão ignorante em matéria de Direito Público? Velho ainda aprende? Vá estudar, General Mourão. Os princípios que você maltrata são para função e cargo público. Você está dizendo que Lula já é presidente? — escreveu Rocha em resposta a Mourão.
AVIÃO DE AMIGO – A viagem de Lula para o Egito a bordo do jato de Seripieri Filho, amigo do presidente eleito e doador de sua campanha, gerou polêmicas e críticas nas redes sociais entre opositores. Nos bastidores, alguns aliados de Lula também consideraram um “erro” o uso do avião particular.
Em um post anterior, Rocha afirmou que o uso do avião “não viola a lei, nenhum protocolo de integridade, norma do TCU ou do MPF”, pelo fato de o petista ainda não ocupar cargo público.
Ele também defendeu que “talvez devêssemos legislar e dar ao presidente eleito, que hoje é uma pessoa comum, um status de autoridade pública com direito ao uso dos aviões da presidência e das Forças Armadas”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Mourão deveria imitar Ulysses Guimarães e responder assim a esse advogado de porta de cadeia: “Sou velho, mas não sou velhaco”. E dizer também que velhaco é Lula, que usa normalmente o jatinho, colocado à sua disposição por Seripieri, um empresário assumidamente corrupto, preso pela PF, que apurava pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra. Para se livrar do processo, o corrupto e corruptor Seripieri fechou uma delação premiada com o procurador-geral da República, Augusto Aras – uma das únicas da gestão do atual PGR. Na ocasião, ele se comprometeu a pagar uma multa de R$ 200 milhões. É com esse tipo de gente que o velhaco Lula se relaciona. Aliás, costuma até passar o Ano Novo na mansão de Seripieri em Angra dos Reis. Quanto ao advogado de Lula, ainda é jovem, mas também é um velhaco. (C.N.)