por Bruno Leite

Com a alta no número de casos de pessoas com sintomas gripais, a busca por testes para a Covid-19 aumentou consideravelmente nos postos de saúde de Salvador. A fim de atender a demanda, a prefeitura montou uma estratégia para oferecer o serviço em 50 Unidades Básica de Saúde (UBS).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 30 a 40 testes são feitos diariamente em cada unidade, das 8 às 16h, seguindo uma nota técnica do Ministério da Saúde. Além disso, há também o atendimento clínico e orientações da equipe.
Conforme explica a pasta, além da atenção básica, a capital baiana conta também com dois postos itinerantes, que desempenham o mesmo tipo de atendimento. Neles, a quantidade de testes disponibilizada é maior, são 200 por dia.
A partir desta terça-feira (11), para acessar o serviço itinerante a população poderá ir até o estacionamento do Largo da Baixa do Bonfim - onde está montado um dos postos - ou até Campinas de Brotas, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade, onde estará instalado o segundo posto.
Nota da redação deste Blog - Em Jeremoabo está sendo feito quantos testes por dia? Já o atendimento clínico da cidade e na Zona Rural, quais os locais os pacientes devem procurar?