por José Ivandro
Paulo Afonso é uma cidade linda, isso é fato! Durante muito tempo a CHESF cuidou do “Acampamento” com esmero. Jardins, praças e ruas arborizadas. Criou um Oásis em pleno sertão.
Deveria ter feito mais, muito mais. Deveria ter cuidado da cidade que cresceu fora dos seus muros, com o mesmo carinho com que cuidou do lado de lá. Isso não seria favor nenhum, se a cidade deve a CHESF, a CHESF lucra e lucra muito com a energia gerada aqui. E lucrou por muitos e muitos anos sem devolver a cidade um vintém do que dela tirava.
Não fosse a luta de Zé Ivaldo e o resgate de parte dessa dívida com o advento dos royalties, seriamos mais uma cidade grande e mal cuidada no meio do sertão.
A prefeitura tem cuidado da cidade, e nos últimos anos fez ou reformou diversas praças, implantou pistas de caminhada em algumas delas, colocou brinquedos e as mantém limpas e bonitas. A BA-210 no trecho entre a policlínica e o início do Dique da PA IV está linda, bem iluminada, e tem um belo jardim. As nossas principais avenidas estão bem cuidadas sim.
Porém, precisamos de mais arvores, precisamos repor as Caraibeiras e Castanholas que caíram nas ruas do acampamento Chesf e precisamos plantar mais arvores no restante da cidade. Precisamos de mais Caraibeiras, mais Castanholas, Mangueiras e de mais e mais arvores que proporcionem sombra.
Precisamos de praças bonitas, mas principalmente de praças arborizadas, de praças que nos protejam dos raios solares, e que nos permita sentar a sombra durante o dia.
A alma de uma praça está nas sombras de suas arvores. É preciso cuidar disso.
*José Ivandro é aprendiz de jornalista e colunista do Tribuna Mulungu