Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 05, 2021

“Bolsonaro está virando um grande inimigo global”, diz brasilianista que atuou no dossiê


Resultado de imagem para james Green, professor de História do Brasil da Brown University,

James Green diz que Bolsonaro só consegue fazer inimigos

Rosana Hessel
Correio Braziliense

O Brasil voltou para os holofotes como pária global, como aponta um dossiê entregue ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a várias autoridades norte-americanas na manhã desta terça-feira (4/2), apontando retrocessos na gestão do presidente Jair Bolsonaro, que se está se tonando um “grande inimigo global”.

“O Brasil está mundialmente conhecido como um lugar que viola os direitos humanos e o meio ambiente. E isso é muito sério”, alertou James Green, professor de História do Brasil da Brown University, dos Estados Unidos, em entrevista ao Correio.

DOSSIÊ ACUSADOR – Green é um dos acadêmicos que assinam o dossiê de 31 páginas desenvolvido pela Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil (U.S Network for Democracy in Brazil – USNDB), recomendando o congelamento dos acordos e negociações com o governo Bolsonaro.

O professor da tradicional universidade de Rhode Island também é um dos coordenadores da Rede, que é integrada por mais de 1.500 pessoas, em 234 faculdades e universidades de 45 estados dos EUA.

“A nata da sociedade intelectual dos Estados Unidos tem ouvido os brasileiros e demonstrou que também está preocupada com os retrocessos que ocorrem no Brasil no governo Bolsonaro. O presidente brasileiro está virando um grande inimigo global e isolando o país do resto do mundo”, destacou Green.

MUITOS PROBLEMAS – Na avaliação do brasilianista, há inúmeros problemas na gestão de Bolsonaro, mas os três maiores pontos de preocupação são: o isolamento internacional; o negacionismo em relação à covid-19 e a má condução do processo de vacinação, sem incentivar o uso da máscara e de medidas preventivas contra pandemia; e o descaso com o meio ambiente, em particular, com a Amazônia e a preservação dos direitos dos povos indígenas e dos quilombolas.

“Bolsonaro não tem simpatia na Europa e entre os integrantes do Congresso dos Estados Unidos. E sabemos disso devido ao trabalho que temos junto aos congressistas nos últimos dois anos”, informou o acadêmico.

Ele critica a falta de comprometimento de Bolsonaro com o combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia e, mais recentemente, no processo de vacinação nacional, que virou uma briga política entre ele e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que só prejudica a população.

VACINAR É PRECISO – Green lembrou que a vacinação é o principal motor da retomada da economia mundial. “Durante a campanha eleitoral dos EUA, o debate principal sobre a pandemia mostrava que a economia global e a dos Estados Unidos não vão conseguir se recuperar se o problema da covid-19 não for resolvido. E isso também serve para o Brasil, mas o país ainda está muito atrasado nesse sentido”, destacou.

Na avaliação do especialista, o democrata Joe Biden será sensível às recomendações feitas no dossiê, principalmente, sobre a interrupção de todas as negociações iniciadas pelo antecessor, o republicano Donald Trump. “Será muito difícil qualquer avanço de acordos iniciados por Trump com o Brasil. Será preciso respeitar os direitos humanos, as leis trabalhistas e o meio ambiente”, frisou.


Em destaque

"Estão Tentando Me Processar por Exercer a Liberdade de Informação ao Divulgar Denúncia posteriorente Prescrita"

  A prescrição de um processo significa que o prazo legal para que ele seja julgado ou para que a punição seja aplicada se esgotou, conform...

Mais visitadas