Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Após racha, interlocutores tentam convencer Rodrigo Maia a permanecer no DEM

Publicado em 3 de fevereiro de 2021 por Tribuna da Internet

Maia culpa ACM Neto por ter sido abandonado e alega ter sido traído

Natália Portinari, Bruno Góes e Paulo Cappelli
O Globo

Abandonado na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados por seu próprio partido, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Casa, vem dizendo que quer deixar o DEM. O presidente do partido, ACM Neto, tenta convencê-lo a ficar, mas a relação entre os dois se deteriorou às vésperas da eleição da Mesa Diretora da Câmara nesta segunda-feira.

Maia também tem sido convencido a não agir no calor dos acontecimentos. PSDB, Cidadania e PSL são siglas que poderiam receber o ex-presidente. Maia culpa ACM Neto por ter sido abandonado pela bancada do DEM e alega ter sido traído.

NEUTRALIDADE – Os deputados da sigla optaram por ficar neutros na disputa entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Maia, pela presidência. Aliados de Neto, porém, argumentam que o presidente do partido é que impediu que os deputados aderissem de vez à candidatura de Lira.

De acordo com esse argumento, o ex-prefeito de Salvador teria agido para minimizar a exposição da derrota de Maia na corrida, já que os aliados de Lira tinham assinaturas suficientes para migrar para o bloco rival. O desembarque do DEM é visto como um dos motivos para a votação expressiva de Arthur Lira para presidente da Câmara. Foi encarado pelos deputados como uma derrota simbólica de Maia.

BOMBEIROS – Após a eleição, o presidente do DEM procurou Maia por mensagem. A conversa foi cordial, mas interlocutores avaliam que a relação entre os dois está desgastada. Alguns tentam atuar como bombeiros para que Maia reflita e não tome ainda a decisão de sair do partido.

Uma eventual desfiliação precisaria ser aceita por Neto como uma expulsão voluntária, já que a lei não permite que deputados mudem de partido fora da janela partidária. O próximo período de mudanças é em março 2022. Por isso, aliados de Maia o aconselham a ter cautela e deixar a poeira da eleição abaixar.

COMPOSIÇÃO COM PSDB – Pela proximidade com o governador de São Paulo, João Doria, aliados de Maia acreditam que o caminho natural para o ex-presidente seria buscar uma composição com o PSDB, partido pelo qual sempre nutriu simpatia e foi próximo. Outras opções seriam o PSL e o Cidadania, pela boa relação que Maia tem com os parlamentares dessas siglas.

O PDT, partido ao qual Maia foi filiado no início da sua carreira política, também é citado. Procurado, Carlos Lupi, presidente do PDT, disse que não houve convite nem tratativas com Maia, mas frisa que o ex-presidente da Câmara é bem-vindo. “A porta está aberta para Rodrigo Maia”, diz

SOLIDARIEDADE – Maia já começou a conversar com políticos de outras legendas. Nesta terça-feira, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, ligou para Maia e prestou solidariedade. Não fez um convite formal para recebê-lo na legenda, mas reforçou que ambos devem caminhar juntos em uma frente que possa superar Jair Bolsonaro e o PT em 2022.

Para sair do DEM, Maia precisaria costurar com aliados um projeto para o futuro. Pessoas próximas ao ex-presidente da Câmara entendem que não há como sair do DEM sem o endosso de aliados importantes, como o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

ALIANÇA –  O futuro de Maia também já é discutido pelo entorno de João Doria. Ao O Globo, um integrante do primeiro escalão do governo paulista disse que o tucano trabalharia para colocá-lo em posição de relevante para construção de uma aliança em 2022. Em São Paulo, DEM e PSDB têm uma aliança que Maia ajudou a costurar com Rodrigo Garcia (DEM), vice-governador do estado.

Oferecer uma secretaria, entretanto, seria “pouco” para a liderança de de Maia. Há também a avaliação de que Maia ficaria deslocado em São Paulo, em um momento em que precisa fortalecer a relação com seu eleitorado no Rio. A aliados, Doria nega a possibilidade de convidar Maia para seu governo.

Em destaque

Afinal, por que Costa Neto foi indiciado no inquérito do golpe?

Publicado em 29 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email De repente, Costa Neto virou um tremendo conspir...

Mais visitadas