Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 07, 2021

Ameaça de invasão pelos marines da IV Frota foi fundamental para Jango não ter resistido


Resultado de imagem para jango

Em 1964, EUA deslocaram a IV Frota para depor João Goulart

Carlos Alverga

Quando o então chefe de gabinete do então ministro da Guerra Odilio Denys, o coronel Orlando Geisel, depois ministro do Exército de Médici que concebeu e estruturou a rede DOI-CODI de terrorismo de Estado, tortura, extermínio e assassinato coletivo, ordenou que os caças da FAB bombardeassem o Palácio Piratini com centenas de pessoas dentro do palácio, inclusive o governador Leonel Brizola, Dona Neuza e os três filhos, além dos milhares de populares que se aglomeravam em frente ao Piratini em apoio à Legalidade, foram os heroicos sargentos da FAB que furaram os pneus dos caças Gloster Meteor e impediram a carnificina.

Quando Jango percebeu que o Congresso não aprovaria a indenização com títulos da dívida pública agrária para pagar as desapropriações por interesse social para fazer a reforma agrária, e quando perdeu em definitivo o apoio do PSD, resolveu fazer uma campanha popular legítima de pressão social para tentar reformar a sociedade brasileira, eram as reformas de base.

QUESTÃO DISCIPLINAR – Sem dúvida, Jango agiu mal com os marinheiros e com a questão disciplinar da Marinha, a qual o cabo Anselmo, agente da CIA, insuflava. Santiago Dantas lhe havia informado pouco antes da possibilidade de intervenção americana (IV Frota a caminho) , e por isso Jango não resistiu. Agora, o deslocamento da força tarefa da Marinha americana para o Brasil foi essencial para que ele decidisse não resistir.

O General Ladário ainda tinha ascendência sobre o 3º Exército quando houve a reunião entre Ladário, Brizola, Adalberto Pereira dos Santos, que depois seria vice de Geisel, representando a linha dura e não deixou que o enterro de Jango, único Presidente brasileiro a morrer no exílio, se realizasse no Brasil.

DITADURA FEROZ – A tortura continuou muito além da derrota da guerrilha urbana em 71/72. Os assassinatos de Herzog em outubro em 75 e de Fiel Filho em janeiro de 76, além do massacre da Lapa em 76 comprovam que a tortura continuou mesmo depois da guerrilha urbana e do Araguaia terem terminado.

Centenas de pessoas inocentes foram barbaramente seviciadas e assassinadas numa política pública de extermínio e de terrorismo de Estado cuja execução até hoje permanece impune, ao contrário do que ocorreu na Argentina e no Chile.

DEMISSÃO DE FROTA – Geisel derrotou os torturadores em 12 de outubro de 75, ao demitir Sílvio Frota, abortando sua tentativa de golpe.

Quanto a Figueiredo foi conivente com o atentado ao Riocentro cometido pela extrema direita do exército em abril de 81, coronel Freddie Perdigão, SNI, General Newton Cruz, que por milagre não fez perto de 20 mil mortos, além da bomba na OAB que matou a secretária do presidente da entidade. Quem salvou Brizola em setembro de 77 foi a CIA do Presidente Carter.

Em destaque

Bolsonaro ironiza a “historinha de golpe”, como “narrativa” de Moraes

Publicado em 23 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Jair Bolsonaro corta do cabelo no interior de Al...

Mais visitadas