Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, julho 22, 2020

Terceirizada do TJ-BA morre vítima de Covid-19; tribunal já registrou 3 óbitos pela doença

Quarta, 22 de Julho de 2020 - 00:00


por Cláudia Cardozo
Terceirizada do TJ-BA morre vítima de Covid-19; tribunal já registrou 3 óbitos pela doença
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Uma funcionária terceirizada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) faleceu por Covid-19 no último domingo (19). Suelena Lopes Verde trabalhava na Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira do TJ, através da empresa terceirizada Confiança Serviços e Soluções em Mão de Obra. 

De acordo com o TJ, a funcionária terceirizada trabalhou em rodízio com carga horária reduzida, utilizando máscaras, até o dia 7 de julho. No dia 8 de julho, ao chegar ao tribunal, ela se dirigiu ao posto médico, onde foi atendida e orientada de como se tratar, e foi afastada imediatamente das atividades. O TJ afirma que antes disso, ela não fez nenhuma queixa de mal estar. “Somente no dia 15/07/2020 a filha da terceirizada encaminhou e-mail com informativo do hospital, dando notícia de que a colaboradora estava internada, motivo pelo qual todos os servidores da unidade em que desempenhava suas atividades foram devidamente submetidos a testes, cujos resultados foram negativos”, informa o tribunal. 

O TJ-BA já registrou três óbitos por Covid-19: da funcionária terceirizada, de uma servidora da ativa e de um juiz de Jequié – o último aconteceu no início do mês de junho (saiba mais aqui). O TJ também manifestou pesar pela morte do servidor Evanildo Borba da Silva – conhecido como Paná – que atuava no Núcleo de Soluções de Conflitos (Nupemec). Os relatos de morte e adoecimento têm provocado preocupação nos servidores, que reclamam da falta de produtos para higienização das mãos nas dependências do tribunal. 

Desde o início da pandemia, o TJ-BA já testou 1.325 pessoas, entre magistrados, servidores e terceirizados, somente em Salvador. Do total, 93 testaram positivo para Covid-19, o que representa 7,09% dos testes realizados. Segundo o TJ, qualquer magistrado, servidor ou terceirizado que teste positivo, ou até mesmo aquele que apresente sintomas da doença, “mesmo que pendente de confirmação por exame próprio, é imediatamente afastado e submetido a protocolo de acompanhamento, nos termos propostos pelas unidades de saúde mencionadas”. 

Sobre os terceirizados, o TJ afirma que, por não possuírem vínculo direito com o tribunal, “compete às empresas fornecer os EPIs aos seus funcionários, o que vem ocorrendo regularmente”. O Tribunal de Justiça diz que a Administração tem cobrado às empresas o cumprimento desta obrigação, “não se verificando, até o momento, qualquer não conformidade”. 

Sobre as reclamações de que falta álcool em gel nas dependências do TJ, a Corte afirma que tem disponibilizado o produto nas áreas comuns dos edifícios, com reabastecimento todos os dias. Também diz que todos os setores contam com frascos de álcool em gel em seus ambientes internos, havendo a reposição regular, assim que é solicitado no setor de distribuição. Ainda informou que o TJ tem fornecido máscaras e luvas. 

O TJ-BA declarou que a Diretoria de Assistência à Saúde e o Comitê de Saúde têm acompanhado e orientado todos os servidores, magistrados, terceirizados e demais colaboradores, sempre que necessário, dando total, amplo e irrestrito apoio àqueles que prestam serviços. 

Desde março, o TJ-BA editou 41 atos normativos, entre Decretos Judiciários e Atos Conjuntos da Mesa Diretora, para adequar a realidade à evolução do quadro pandêmico na Bahia, com observação das orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), além da instituição do regime especial de teletrabalho.

Em destaque

Fechamento do Posto de Saúde USF Romão Expõe Falhas na Gestão e Deixa População Desassistida

A situação relatada sobre o fechamento do Posto de Saúde USF do Bairro Romão, anteriormente reformado e propagandeado pela gestão do prefeit...

Mais visitadas