sexta-feira, outubro 26, 2018

Toffoli diz em nota que STF sempre defendeu autonomia e independência das universidades

Por Andréia Sadi


O ministro Dias Toffoli na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal — Foto: CNJ/Agência BrasilO ministro Dias Toffoli na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal — Foto: CNJ/Agência Brasil
O ministro Dias Toffoli na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal — Foto: CNJ/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou em nota divulgada nesta sexta-feira (26) que o STF sempre defendeu a autononia e a independência das universidades, o livre exercício do pensamento e de manifestação.
Entre terça (23) e quinta-feira (25), pelo menos 13 instituições de sete estados foram alvos de operações autorizadas por juízes eleitorais destinadas a averiguar denúncias de campanha político-partidária dentro das universidades.
Na tarde desta sexta, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, também ministra do STF, afirmou que o TSE vai apurar "eventuais excessos" da Justiça Eleitoral ao autorizar as operações nas universidades.
Leia abaixo a íntegra da manifestação do presidente do STF, Dias Toffoli:
O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica. Essa Liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que 'a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões'.
Ministro Dias Toffoli – Presidente do STF

https://g1.globo.com

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas