Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 17, 2016

Há dificuldades em definir prazo final para o impeachment, diz Lewandowski


Renato Costa/Folhapress
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante anúncio que vão compor conjuntamente um roteiro para determinar os próximos passos do processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff,
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)
Em meio às apostas de governo e oposição sobre a conclusão, no Senado, do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, fez um alerta nesta terça-feira (17) ao comando da comissão especial de que há dificuldades para fixar um prazo para o encerramento do processo.
Isso porque existem muitas brechas no rito que permitem recursos e questionamentos sobre as etapas, o que pode alongar o processo, além de dificuldades para marcar eventuais depoimentos e até mesmo possíveis auditorias requeridas. Não há prazo determinado para o encerramento dos trabalhos.
A comissão do impeachment se reúne na terça (24) para votar o cronograma do processo, que será uma previsão de datas. Alguns integrantes da comissão estavam prevendo finalizar o processo em até 120 dias.
O Senado aprovou o afastamento de Dilma na última quinta (12) após a aprovação da abertura do processo de impeachment com 55 votos favoráveis e 22 contrários. Ela fica afastada do posto por 180 dias. Se até lá o processo não for concluído, a petista reassumirá a Presidência.
Questionado sobre as dificuldades para fixar um calendário, o presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), defendeu cautela, mas disse que o processo não pode coincidir com as eleições municipais.
"[O prazo] não pode ser tão curto que prejudique a defesa da presidente, nem tão longo que criaria dois problemas para o país. Primeiro que coincidiria com as eleições municipais e o segundo criaria uma ansiedade por parte da sociedade brasileira porque um prazo muito longo iria exatamente coincidir com o prazo de 180 dias. Não vamos encurtar a ponto de dar a impressão de que houve açodamento, nem vamos alongar a ponto de criar essa grande dificuldade para o país", disse Lira.
Após o encontro no STF, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator do caso, também não se comprometeu com um prazo para a entrega do parecer desta fase. De acordo com o tucano, é muito difícil fazer tal previsão.
Atualmente, o processo está em sua fase inicial, em que Dilma tem até o dia 1º de junho para elaborar e apresentar sua defesa.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/05/1772284-ha-dificuldades-em-definir-prazo-final-para-o-impeachment-diz-lewandowski.shtml?cmpid=facefolha#_=_

Em destaque

X (ex-Twitte) alega ao STF que houve falhas, mas não descumpriu bloqueios

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Musk ameaçou descumprir, mas era apenas conversa fi...

Mais visitadas