Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 08, 2011

Wagner lança Pelegrino como candidato do PT

Fernanda Chagas

Na tentiva de dar fim às muitas polêmicas instaladas em torno de quem será o candidato do PT para a Prefeitura de Salvador em 2012, o governador Jaques Wagner afirmou que, no que depender dele, o deputado Nelson Pelegrino será o candidato natural do partido para o embate.

A afirmação que movimentou o meio político baiano se deu em entrevista ao programa Que Venha o Povo ontem, após o apresentador Casemiro Neto questionar de que maneira o chefe do Executivo baiano pretendia “aparar as arestas” entre os prováveis candidatos, leia-se o senador Walter Pinheiro e Pelegrino, que nos últimos dias não têm economizado nas trocas de farpas quando o assunto é a sucessão municipal. Pelegrino, que não esconde de ninguém o desejo de ocupar o Palácio Thomé de Souza, sem dúvida, deve estar rindo à toa.

O governador minimizou, no entanto, as declarações de Pinheiro à Tribuna, que acabaram por surpreender até mesmo alas petistas. Wagner disse acreditar que o que o senador disse sobre as eleições foi no sentido de mostrar que o partido não irá impor um candidato. Vale lembrar, Pinheiro, em entrevista exclusiva a este jornal, ao defender a construção de um nome de consenso para as eleições de 2012, admitiu que esse nome pode ser definido de fora do PT.

“O PT é o maior partido da base do governo, portanto, tem uma tarefa enorme de dar o exemplo para fora, fazendo as coisas por dentro.

É importante que o nome possa ser escolhido num nível de conversa, de identificação, para depois encaixar esse nome, talvez com um de outro partido, senão a gente fica querendo impor um nome nosso aos outros partidos, dizendo que é o nosso que deve disputar 2012. Se a gente se fechar nas prévias para impor um nome aos outros partidos, nós vamos terminar quebrando a cara”, disparou na ocasião.

Sobre a ambição do PP em também entrar na disputa, Wagner foi direto: “O PP pode até lançar candidato, mas o PT já tem o do partido”. Em relação à reforma administrativa no governo, que irá criar novas pastas e 173 cargos comissionados, o governador fez questão de pontuar que “ele é o governador que menos criou cargos na Bahia. No que diz respeito à hegemonia conquistada no estado, o líder do Executivo disse que “as pessoas entenderam que o nosso caminho é melhor para a Bahia”.

Wagner também comentou sobre o discurso que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez em plenário, em que criticou os cem primeiros dias do governo Dilma (Rousseff) e os dois mandatos do presidente Lula. Segundo o governador baiano, o tucano não foi nada criativo e caiu na mesmice ao criticar o PT sem observar o crescimento da sigla. Finalizou sua entrevista ao afirmar que, por este caminho, “Aécio não chegará a lugar nenhum”.

Poderes debatem Segurança

Os chefes dos três poderes, Governo do Estado (Jaques Wagner), Tribunal de Justiça (Telma Brito) e Assembleia Legislativa (Marcelo Nilo), mais Defensoria Pública (Célia Padilha), Ministério Público Estadual (Wellington Lima e Silva) e Ordem dos Advogados do Brasil - seção Bahia (Saul Quadros) se reúnem hoje, às 10h, no Gabinete do Governador, no CAB, para tratar de Segurança Pública.

A reunião faz parte da Agenda Bahia 2011, que terá na pauta de discussões o programa estadual Pacto Pela Vida. Na ocasião, será criada a Câmara Setorial de Articulação dos Poderes e assinado um documento para criação do Núcleo de Prisão em Flagrante da Capital.

Ambas as iniciativas visam uma maior integração entre os poderes e uma agilidade nos inquéritos e processos criminais. A Agenda Bahia é um programa implantado em 2007, visando à cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Justiça suspende decreto que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz disse que nunca tive visto um decreto tão il...

Mais visitadas