Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, janeiro 05, 2008

Lâmpadas fluorescentes podem causar enxaquecas

Lâmpadas fluorescentes, ultimamente muito difundidas por sua durabilidade e eficácia na hora de se economizar energia, podem ajudar a desencadear convulsões e crises de enxaqueca em algumas pessoas. É isso que aponta um estudo divulgado pela Associação Britânica para Enxaqueca, preocupada com o fato de que as antigas lâmpadas incandescentes, que não provocariam o problema, podem estar prestes a ser extintas na Inglaterra, a partir de 2011, de acordo com proposta do governo. A associação entre as lâmpadas e a enxaqueca já vinha sendo observada por neurologistas, que percebiam a ocorrência de problemas relatados por seus pacientes, provavelmente causados pela exposição às lâmpadas.
As explicações são simples: as lâmpadas eletrônicas, ao contrário das incandescentes, piscam constantemente. O intervalo entre as pulsações, por ser muito curto, acaba sendo imperceptível pelo olho humano (dando a impressão de que o feixe de luz é estável), mas não pelo cérebro, que, em alguns casos, reage através das crises, num processo semelhante ao que ocorre durante a exposição à luz estroboscópica, comum em boates.
Antes da realização do estudo, já era sabido que estímulos luminosos podem desencadear a enxaqueca, assim como determinados hábitos alimentares, como a ingestão de chocolate e bebidas alcoólicas.
Fonte: JB Oline

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas