Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, agosto 25, 2009

Centrais querem ganho real até 2011

Juca Guimarãesdo Agora
O governo, as centrais sindicais e as entidades de aposentados devem fechar hoje, em uma nova reunião, o acordo sobre o reajuste dos benefícios do INSS com valor acima de R$ 465 e a alteração do fator previdenciário.
Ontem, as centrais sindicais propuseram um aumento que considera a inflação e 50% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2010 e 2011. Os sindicalistas saíram da reunião achando que a negociação será fechada.
O crescimento do PIB considerado seria o de dois anos antes do reajuste. Assim, o aumento aplicado em janeiro de 2010 seria a inflação mais 2,55% (metade de 5,1%, o crescimento do PIB em 2008).
Considerando a inflação de 3,64% prevista pelo governo, o aumento seria de 6,19%. Com a inflação maior, o reajuste poderia chegar a 7%.
O aumento real em 2010 e em 2011 e a mudança no fator previdenciário estariam em um único projeto, que seria votado neste ano no Congresso.
Em troca, as centrais aceitam a retirada de três propostas: duas que dão aumentos às aposentadorias iguais ao do mínimo e uma que acaba com o fator previdenciário.
O governo concordou que apenas um projeto continue em análise no Congresso: o que recompõe as aposentadorias de acordo com o número de mínimos da época da concessão. Mas a votação ficaria apenas para 2012.
Outras propostasAs centrais também pediram estabilidade para o trabalhador que está prestes a se aposentar. Ele teria garantia de emprego nos dois anos anteriores ao direito do pedido do benefício. Além disso, o período do seguro-desemprego e do aviso prévio poderiam contar para a aposentadoria, segundo a proposta das centrais. No entanto, o trabalhador deveria pagar a contribuição mensal à Previdência.
De acordo com a assessoria do ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), todas as propostas seriam apresentadas ontem mesmo ao presidente Lula. O ministro José Pimentel (Previdência) não comentou a reunião.
O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), autor da proposta alternativa ao fator previdenciário, elogiou os pedidos. "São propostas viáveis e creio que o governo tem condições para aceitar", disse.
"Foi uma boa reunião. O governo cedeu aos pedidos das entidades" disse Warley Gonçalles Martins, presidente da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas). "Estamos perto de um acordo. Mas o governo não propôs nada, só as centrais sindicais", disse Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical e deputado federal (PDT-SP).
Fonte: Agora

Em destaque

Verba eleitoral do PL pagou invasão e falsificação de papéis contra Moraes

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Carla Zambelli se tornou um problema para seu parti...

Mais visitadas