Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 28, 2008

Lula diz que Minc "fala demais"

Presidente dá posse a novo ministro e responsabiliza imprensa por divergências dentro do governo
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em uma semana, já falou mais do que a ex-ministra Marina Silva em todo o seu período à frente do Ministério. Para não tratar dos problemas políticos que levaram a senadora Marina Silva (PT-AC) à demissão da pasta do Meio Ambiente e fazer apenas elogios na hora da despedida, Lula adotou, na posse de Minc, um discurso em que responsabilizou a imprensa pelas divergências dentro do governo.
Em alguns casos, Lula chegou a negar divergências que ele mesmo assumiu em público. No meio do discurso, o presidente caiu em contradição e admitiu que os dois tiveram momentos de grande divergência.
Para amenizar essa lembrança, e não perder a estratégia do discurso, que era acusar o noticiário por escalar e demitir ministros, Lula disse o que sentia nos momentos de "maior divergência" com Marina: "O carinho, o respeito e a nossa relação de amizade fizeram com que, nos momentos que tivemos as maiores divergências, a nossa amizade permaneceu inabalável."E acrescentou: "Houve até quem escrevesse que `parece que a relação Marina/Lula estava abalada'."
A relação ficou abalada seriamente, pelo menos uma vez, quando Lula pediu a Marina para não divulgar os dados preliminares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em janeiro passado. Marina divulgou e o presidente reclamou publicamente da atitude: no Itamaraty, disse que a ex-ministra tratou o assunto de maneira escandalosa, como se fosse um câncer, quando se tratava apenas de um "caroço suspeito".
Pelé
Lula chegou a comparar a ministra a Pelé. O presidente lembrou a contusão de Pelé, no segundo jogo da Copa de 1962, o que não impediu o bicampeonato. "Os brasileiros, otimistas como sempre, disseram: Acabou, o Brasil perdeu. E aí colocaram um menino chamado Amarildo, que fez os dois gols brasileiros", lembrou, referindo-se à terceira partida da seleção, contra a Espanha. "Faz de conta que você está entrando no lugar do Pelé", disse Lula a Minc, sob aplausos.
"Agora, é importante lembrar que o Pelé não era insubstituível, o Santos também foi campeão do mundo sem o Pelé." Sem esconder o desconforto com a demissão da senadora influente na área ambiental, que travou brigas com o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e com a atual ocupante do cargo, Dilma Rousseff, Lula fez elogios a Marina.
No discurso, o presidente reclamou que "lamentavelmente" a imprensa não deu destaque para ações de revitalização do Rio São Francisco e ao Programa Amazônia Sustentável (PAS). "Os ouvidos moucos não quiseram retratar a força daquilo que aqui foi apresentado", disse. "A companheira Marina sabe como ninguém o quanto ela apanhou."
Números
O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, definiu ontem com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que a divulgação dos dados mensais gerados pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter) serão divulgados na sede do instituto, em São José dos Campos (SP). A previsão de Câmara é que as informações referentes ao mês de abril saiam no início da próxima semana.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas