Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 24, 2008

Mais de mil aves morrem às margens do Lago de Sobradinho

A morte misteriosa de mais de mil aves às margens do Lago de Sobradinho, no município de Remanso, a 694km de Salvador, está deixando preocupados pescadores e moradores do local. As aves são migratórias e o receio inicial da população era de que elas estivessem com alguma doença contagiosa.
Ainda não se sabe a causa da mortandade, mas laudo preliminar da Cetrel (Empresa de Proteção Ambiental S/A do Pólo de Camaçari) descarta a possibilidade de contaminação pelo vírus influenza H5N1, causador da gripe aviária. A Cetrel firmou parceria com o Ministério da Saúde para monitorar a doença no país.
Segundo laudo do Centro de Recursos Ambientais (CRA), também está descartada a possibilidade de intoxicação das aves por metais, o que também foi confirmado pela avaliação feita pela própria Cetrel. Ambos os documentos garantem que o problema não representa riscos para a saúde da população. A morte das aves começou há cerca de dois meses.
A principal suspeita dos técnicos da cetrel é que as aves sofreram uma intoxicação botulínica aviária, inofensiva aos seres humanos. Também está sendo pesquisado o risco de contaminação por agrotóxicos e por outros vírus. O CRA aguarda um laudo conclusivo das amostras que estão sendo analisadas pelo laboratório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A área onde os animais apareceram mortos está localizada entre os povoados de Serrote Pelado e Toca Toca. Segundo a presidente da Colônia de Pescadores de Remanso, Vera Lúcia Pereira Ferreira, os órgãos foram acionados no dia 16 de janeiro. Os técnicos recolheram amostras da água do Sobradinho e dos animais. Os especialistas catalogaram 32 espécies de aves. Dessas, 12 estão sofrendo a mortandade. Entre elas, a marreca-asa-branca, marreca-viuvinha, garça branca, pato de crista, paturi e carcará.
Consumo - Alguns pescadores consumiram e comercializaram a carne das aves e passaram mal. Os principais sintomas descritos por eles foram dores de cabeça, dor abdominal, calafrios e diarréia. “Muitos ainda se queixam que estão sofrendo de diarréia”, conta Vera Lúcia.
É grande a preocupação da população com a possibilidade de contaminação. Isso porque ainda existem muitos restos mortais de aves na margem do lago. “Os pescadores e até a comunidade bebem dessa água e consomem os peixes do lago. Desde que notamos a gravidade do problema, começamos a alertar toda a população nas rádios da cidade. Fizemos uma grande campanha, pois ainda nada está esclarecido”, salienta.
Os pescadores são os mais preocupados, pois temem que uma possível contaminação comprometa a pesca no lago. “Por enquanto, a gente continua consumindo os peixes, mas não sabemos até quando”, afirmou o pescador Jonas da Silva matos, 28.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas