Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 26, 2008

ACM Neto lança candidatura em março

“Salvador quer um projeto que sinalize para o futuro, quer ambicionar novas conquistas, e não ficar presa ao dever de casa. Por isso, estamos construindo um plano de atuação para oferecer à cidade, e isso se faz com trabalho sério, falando a verdade e tendo coragem de enfrentar certos interesses”. A declaração de candidato a prefeito é do deputado federal ACM Neto (DEM), que ontem foi à Assembléia Legislativa gravar uma entrevista no canal de TV da Casa e falou também à Tribuna. Recém-eleito líder do seu partido na Câmara dos Deputados, ACM Neto, ao tempo em que cuida de organizar a atuação da bancada em torno de temas nacionais, a exemplo da reforma tributária, mergulha na sucessão municipal. Todo final de semana, percorre bairros populares, como Lobato, Valéria e São Cristóvão, e garante que ouve palavras de estímulo à candidatura. “É claro que são visitas de trabalho. Estamos fazendo um diagnóstico nesses bairros e eu estou muito preocupado com a situação, pois a ausência do poder municipal exige do próximo prefeito uma intervenção muito forte para recolocar a cidade no eixo”. Embora o Democratas tenha decidido lançar o candidato no dia 27 ou 29 de março – respectivamente aniversários do partido e da cidade –, ACM Neto entende que somente em junho, com as convenções, é que o quadro permitirá “uma avaliação de quais são as candidaturas para valer e como os partidos vão se organizar”. Para ele, por ora pode-se dizer que “é grande a indefinição, existindo alguns nomes competitivos, com chance de chegar ao segundo turno”. Nas suas andanças pela capital, o parlamentar diz cumprir “a incumbência” que lhe deu o presidente do partido, o ex-governador Paulo Souto, “de cuidar de perto desse projeto de reconstrução da cidade”. O DEM está fazendo uma pesquisa eleitoral de “consumo interno” para orientar sua estratégia, cujos números não serão divulgados. Enquanto isso, baseia-se na projeção de intenção de voto feita pelo Datafolha em dezembro, que apontou na liderança o radialista Raimundo Varela, (19%), seguido pelo prefeito João Henrique (16%), ACM Neto (15%) e os ex-prefeitos Antonio Imbassahy (12%) e Lídice da Mata (9%). (Por Luis Augusto Gomes))
Dúvida sobre o governador
O deputado ACM Neto não se limitou à cena municipal e disse que “Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo estão recebendo mais” do governo Lula que a Bahia, o que contraria a expectativa criada de que “o alinhamento dos governos estadual e federal transformaria o Estado num canteiro de obras, num celeiro dos projetos mais arrojados do país”. Para ele, fica uma dúvida: “Será que aquele prestígio do passado não é o mesmo do presente ou será que falta competência de gestão e de formulação de bons projetos?” Analisando o primeiro ano do governo Jaques Wagner, o parlamentar criticou os “problemas na prestação de serviços nas áreas essenciais, mais sensíveis do Estado”, apontando “a greve histórica dos professores, o aprofundamento da crise na saúde e especialmente a segurança pública, que não está preservando a vida do cidadão”. “Eu tenho andado nos bairros”, completou, “e esse é o problema número um. As pessoas não conseguem mais andar nas ruas à vontade, seguras”. Na visita à Assembléia, ACM Neto teve uma reunião com os deputados estaduais do DEM e outros aliados “para, como líder na Câmara, apresentar a estratégia nacional do partido e poder sintonizar as ações das bancadas federal e estadual”. Um dos temas em foco é a reforma tributária. “A idéia é ter um discurso só em relação, por exemplo, a possíveis perdas na Bahia e também apontar as diferenças no que o governo Wagner diz nacionalmente e na Bahia sobre a reforma”. (Por Luis Augusto Gomes))
Empossados os novos desembargadores
O Tribunal de Justiça da Bahia empossou no final da tarde de ontem os quatro novos desembar-gadores eleitos na sessão do Pleno do último dia 22, quando foram escolhidos por antigüidade Clésio Rômulo Carrilho Rosa e Maria das Graças Pimentel Leal, e por merecimento, Ailton Silva e Waldemar Ferreira Martinez. A solenidade de posse foi comandada pela presidente do TJ-BA, desembargadora Silvia Carneiro Zarif. Após a rápida leitura do termo de posse, a presidente do TJ-BA encerrou a sessão, iniciando-se nesse momento os cumprimentos aos novos desembargadores. Diferente do dia da eleição, quando recebeu quatro votos contrários, destacando-se os dos desem-bargadores Paulo Furtado e Silvia Zarif, que fizeram restrições antes de revelarem os seus votos, o novo desembargador Clésio Rômulo Carrilho Rosa foi o mais cumprimentado ontem. Do início ao fim da solenidade, juízes, advogados, funcionários do judiciário e amigos fizeram fila para felicitá-lo. Emocionado, Clésio Rosa atendia a todos e custou a reportagem chegar até ele. “Muito obrigado pela força e pela amizade. Essas presenças vão me incentivando”, dizia ele após cada abraço. Sem demonstrar qualquer rancor, o desembargador Clésio Rosa, que assumiu na vaga da desembargadora Zaudith Santos, disse que vai “encarar a nova missão com serenidade” e recorreu a Deus para definir o seu futuro. “Deus é grande. A parte espiritual suplanta qualquer coisa”, disse. Num rápido intervalo de cumprimentos, ele parou para atender à nossa reportagem. “Queria agradecer, antes de Deus, à minha família e aos meus amigos. E dedicar esta conquista a quatro pessoas muito importantes, porque foi conseqüência do meu convívio com elas que eu resolvi ser juiz”, declarou. Perguntado sobre as quatro pessoas, ele enumerou: “Paulo Fontes, primeiro condenado à prisão perpétua pela ditadura militar; Teodomiro Romeiro dos Santos, primeiro condenado à pena de morte no Brasil pela ditadura militar, hoje juiz de Trabalho em Recife; José Campos Barreto, o Zequinha, morto ao lado de Carlos Lamarca; e o próprio Carlos Lamarca. Foi agindo com eles na clandestinidade que fui preso. E na prisão, eu decidi isso”, revelou. A desembargadora Maria José Pimentel Leal, que veio da 42ª Vara de Substituições de Salvador e assumiu no lugar do desembargador Benito Figuei-redo, disse que era com muita alegria que estava chegando à nova função. “Mas é muito contida (a alegria), pois existe o peso da responsabilidade. Mas seguirei os mesmos princípios que conduziram toda a minha vida profissional”, disse. Presente à solenidade, o presidente da OAB – Secção - Bahia, Saul Quadros, disse que sempre defendeu a nomeação de mais desembargadores para o Tribunal. (Por Evandro Matos)
PPS confirma afastamento do governo municipal
Um documento assinado pelas executivas estadual e municipal do Partido Popular Socialista (PPS), presididas respectivamente por George Gurgel e o vereador Virgilio Pacheco, reafirma a decisão tomada no Congresso realizado no final da semana passada, quando a legenda decidiu retirar o apoio à administração do prefeito João Henrique (PMDB) e lançar o nome do ex-vereador e ex-secretário de Transportes do município, Miguel Kertzman, para disputar a prefeitura de Salvador. No documento, os pós-socialistas enumeram algumas questões defendidas pelo partido que o prefeito João Henrique não atendeu, como a implantação do Conselho Político, que levou a administração “à centralização das decisões”. Não diferente dos outros partidos que já se afastaram do governo, o PPS também critica o processo de aprovação do PDDU, “que revelou a maneira conservadora de fazer política”. No documento, o partido invoca ainda a sua autonomia, “comprometendo-se a fazer parte de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável para a nossa capital”, e considera que “o prefeito isolou-se em relação aos partidos que compuseram a sua base de apoio original”. Com esta decisão, o partido vai trabalhar unido pela pré-candidatura do ex-vereador Miguel Kertzman, lançada durante o Congresso realizado na semana passada. (EM).
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas