sexta-feira, agosto 29, 2025

Senador protocola pedido de criação de CPI para investigar STF

 Foto: Reprodução/Arquivo

Eduardo Tagliaferro, então chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação) do TSE, e o ministro Alexandre de Moraes29 de agosto de 2025 | 17:17

Senador protocola pedido de criação de CPI para investigar STF

brasil

O senador Esperidião Amin (PP-SC) protocolou nesta quinta-feira (28) pedido de criação da CPI da “Vaza Toga”, com o objetivo de investigar membros do Poder Judiciário por suposta perseguição política a adversários.

Entre os fatos que motivaram o pedido estão as revelações de que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, pediu a um então assessor do TSE, Eduardo Tagliaferro, informações para abastecer o inquérito das fake news.

Como mostraram reportagens da Folha, muitos destes pedidos foram feitos de modo informal, fora do rito jurídico normal.

No requerimento, Amin ressalva que a CPI não tem poder para analisar atos jurídicos de Moraes e outros ministros do STF de suposta perseguição a bolsonaristas. Mas isso não se aplicaria a questões administrativas, como a comunicação com Tagliaferro.

“Tem havido denúncias fundadas de que as irregularidades não ocorreram apenas na prática de atos judiciais: também na gestão administrativa as irregularidades ilegalidades no âmbito do STF e do TSE têm sido inúmeras, como apontado nos documentos produzidos, inclusive, por ex-servidores daqueles tribunais”, afirmou.

O requerimento da CPI teve a assinatura de 29 senadores, inclusive parlamentares de partidos da base de Lula, como PSD, PP, União Brasil, MDB, Republicanos e até do PSB.

Para que a CPI efetivamente funcione, no entanto, seu requerimento de criação precisa ser lido em plenário, o que depende de uma decisão da Mesa Diretora. Além disso, os partidos têm de indicar membros, o que nem sempre acontece.

Caso vingue, a comissão poderá ser mais um instrumento de pressão do Congresso contra o STF, colaborando para tornar ainda mais tensa a relação entre os Poderes.

Fábio Zanini, Folhapress

Em destaque

Com Tarcísio fora do jogo, Valdemar acelera plano para lançar Flávio ao Planalto

  Publicado em 28 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura...

Mais visitadas