quarta-feira, agosto 27, 2025

Lula diz que Tarcísio será o adversário e cobra maior lealdade da base aliada

Publicado em 26 de agosto de 2025 por Tribuna da Internet

Presidente Lula em reunião ministerial nesta terça-feira, 26

Lula distribuiu bonés do lema “O Brasil é dos brasileiros”.

Vera Rosa e Bianca Gomes
Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira, 26, em reunião ministerial, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será seu adversário nas eleições de 2026. Foi a primeira vez que Lula mencionou publicamente a entrada de Tarcísio no páreo.

A mudança de tom chamou a atenção de ministros, já que, até há pouco tempo, Lula repetia a análise do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), para quem não faria sentido Tarcísio deixar o governo paulista e abrir mão de uma reeleição tranquila, com o objetivo de disputar a Presidência. Agora, porém, Lula avalia que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não terá alternativa senão apostar no aliado paulista.

ALCKMIN VICE – Durante o encontro na Sala Suprema do Palácio do Planalto, o presidente elogiou Alckmin, dando a entender que o vice continuará a fazer dobradinha com ele na chapa da reeleição, em 2026.

Alckmin também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e tem conduzido as negociações sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos nacionais. Para se contrapor ao presidente dos EUA, Donald Trump, Lula e ministros passaram boa parte da reunião desta terça-feira usando um boné azul com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros”.

A portas fechadas, Lula também criticou a nova federação PP-União Brasil. Os dois partidos do Centrão comandam ministérios e têm cargos no governo, mas fazem oposição.

PEDE PARA SAIR – Ao cobrar fidelidade dos auxiliares do Centrão, Lula disse ter ficado indignado ao ver o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, falar mal dele na cerimônia de anúncio da federação, recentemente, sem que nenhum ministro ali presente o defendesse. O petista admitiu que não gosta de Rueda.

Na sua avaliação, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, quer ser vice de Tarcísio na disputa pelo Planalto e por isso age para degastar o governo federal.

Lula afirmou que quem não se sentir confortável em permanecer na equipe deve deixar a Esplanada. Observou que, mesmo assim, continuará amigo de quem sair e espera neutralidade daqueles que não estiverem com ele no primeiro turno das eleições de 2026. De acordo com um ministro, o presidente disse esperar que todos estejam juntos no segundo turno.

HÁ 40 ANOS – Nos últimos dias, Lula não tem escondido o incômodo com as críticas de Tarcísio. Em um evento do BTG Pactual, por exemplo, o governador afirmou que o Brasil está há “40 anos discutindo a mesma pessoa” para comandar o País e não precisa mais de uma “mentalidade atrasada”.

O Planalto acusa Tarcísio de agir de forma desleal ao disputar a paternidade do túnel Santos-Guarujá. O mal-estar se deve à forma como o governador divulga a obra, sem mencionar que o projeto é fruto de uma parceria com a gestão Lula.

Como mostrou o Estadão, um relatório interno das redes sociais do governo paulista orienta que a comunicação digital “precisa deixar claro” que o túnel é uma “conquista da gestão estadual”, ainda que a parceria com o Executivo federal seja estratégica.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Finalmente, começou a eleição de verdade, com os candidatos que interessam – Lula e Tarcísio. São, na realidade, os dois únicos que levam chance, numa campanha com 14 meses de emoção. Comprem mais pipocas(C.N.)

Em destaque

Com Tarcísio fora do jogo, Valdemar acelera plano para lançar Flávio ao Planalto

  Publicado em 28 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura...

Mais visitadas