Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 02, 2025

Na mira do TSE, aliados de Bolsonaro podem ser cassados em 2025

 Foto: Luiz Roberto/Arquivo/TSE

A ministra Cármen Lúcia02 de janeiro de 2025 | 12:01

Na mira do TSE, aliados de Bolsonaro podem ser cassados em 2025

brasil

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) se prepara para julgar Jair Bolsonaro e militares acusados de articular uma trama golpista para impedir a posse de Lula, outros aliados do ex-presidente enfrentam o risco de condenação em 2025 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por supostas irregularidades nas eleições de 2022. A reportagem é de Malu Gaspar, do jornal “O Globo”.

Entre os alvos estão o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e o senador Jorge Seif (PL-SC), conhecido por sua atuação na base bolsonarista no Senado. Eles enfrentam processos que podem resultar na cassação de seus mandatos e na inelegibilidade por oito anos.

As ações judiciais apontam para possíveis práticas de abuso de poder político e econômico, além do uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral. O Ministério Público Eleitoral já se manifestou favoravelmente à cassação de Seif e dos dois governadores no âmbito do TSE.

Antonio Denarium é considerado o caso mais crítico do trio, sendo alvo de três ações judiciais. Ele já foi condenado em primeira instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Roraima e recorreu ao TSE para tentar manter seu mandato. Segundo fontes internas do tribunal, há um indicativo de que os ministros estão inclinados a confirmar a cassação devido à gravidade das acusações.

PoliticaLivre

Em destaque

Vandalismo contra o Patrimônio Público: Um Crime contra o Cidadão e a Sociedade

  Vandalismo contra o Patrimônio Público: Um Crime contra o Cidadão e a Sociedade Recentemente, vídeos que circulam nas redes sociais expu...

Mais visitadas