Publicado em 24 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet
Jamil Chade
do UOL
Um dos principais aliados de Donald Trump no Congresso americano, o deputado Andy Ogles, apresentou um projeto de lei nesta semana para modificar a Constituição dos EUA e, assim, permitir que o republicano possa concorrer a um terceiro mandato como presidente.
O projeto conta com o apoio de algumas das alas mais duras dos republicanos e a esperança é de que ela possa ser considerada enquanto o partido controla tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados.
LEI ANTIROOSEVELT – Nos EUA, desde 1951, a Constituição determina que o chefe de estado não pode ter mais de dois mandatos. A medida era uma resposta ao fato de Franklin Delano Roosevelt ter vencido quatro eleições.
Pelo novo projeto, ficaria estabelecido que: “Nenhuma pessoa será eleita para o cargo de Presidente mais de três vezes, nem será eleita para qualquer mandato adicional depois de ter sido eleita para dois mandatos consecutivos, e nenhuma pessoa que tenha ocupado o cargo de Presidente, ou atuado como Presidente, por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa tenha sido eleita Presidente será eleita para o cargo de Presidente mais de duas vezes”.
Trump teria 82 anos ao final do atual mandato. Mas já insinuou, antes e depois da eleição, que poderia aceitar mais uma eleição.
ELE É O BOM… – “Suspeito que não vou concorrer novamente, a menos que vocês digam: ‘Ele é tão bom que temos que pensar em outra coisa'”, disse Trump aos republicanos da Câmara durante uma reunião privada em novembro.
A aprovação de uma medida dessa natureza, porém, exige um acordo que muitos nos EUA acreditam ser “impossível”, principalmente neste momento.
Uma emenda da Constituição deve ser aprovada por dois terços de votos na Câmara e no Senado, além de ser ratificada por pelo menos 38 dos 50 estados dos EUA. Desde 1787, a Constituição foi modificada em apenas 27 ocasiões e a última tem mais de 30 anos.
APOIO DE DEMOCRATAS – Na prática, a proposta precisaria contar com democratas para poder passar, algo impensável diante das profundas divisões hoje no país.
O deputado, porém, insistiu num comunicado de imprensa que a modificação precisa ser considerada. “A liderança decisiva do Presidente Trump contrasta fortemente com o caos, o sofrimento e o declínio econômico que os americanos enfrentaram nos últimos quatro anos”, afirmou o deputado Andy Ogles, acrescentando:
“Ele provou ser a única figura na história moderna capaz de reverter a decadência de nossa nação e restaurar a grandeza dos Estados Unidos, e ele deve ter o tempo necessário para atingir esse objetivo. Para esse fim, estou propondo uma emenda à Constituição para revisar as limitações impostas pela 22ª Emenda aos mandatos presidenciais”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Trump é um psicopata em surto permanente. Ele acha (?) que não vai morrer nunca e pretende ser presidente para sempre. E o deputado Andy Ogles, que é mais desequilibrado do que Trump, contribui para o pesadelo, apresentando a chamada emenda do presidente eterno. (C.N.)