quinta-feira, janeiro 30, 2025

Comissão provisória denuncia fraude nas eleições e mudança de última hora no estatuto da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB)

 

                                      Foto Divulgação


Integrantes da comissão provisória para o pleito eleitoral 2025 da Associação Classista de  Educação e Esporte da Bahia (ACEB), denunciam a fraude em processo eleitoral, liderada pela gestão através da atual presidente, Marinalva Nunes Souza. Vale destacar que a entidade possui mais seis mil filiados e arrecada um milhão por ano. 

📍Entenda o caso

De acordo com integrantes da comissão provisória, tudo começou com a insatisfação dos associados, uma vez, que eles observavam que o período eleitoral estava se aproximando e a atual gestão não tinha uma comunicação eficaz e, sobretudo, transparente com as ações, prestações de contas da entidade. Também em nenhum momento sinaliza para a realização de novas eleições.

No último dia 13/01, devido o eminente risco da atual realizar uma manobra para se perpetuar à frente da associação, foi eleita de forma democrática a comissão provisória para tratar justamente do pleito eleitoral.

"Como o mandato se encerrou em 09/01 e nenhuma prestação de contas foi feita, convocamos a assembleia geral, a fim de nomear uma comissão provisória e deflagar eleições. Essa eleição ocorreu em face da omissão da diretoria antiga deflagrar as eleições", explicou a segunda tesoureira, Maria Ivonilde Gama da Silva. 

📍Surpresa e indignação

A comissão foi surpreendida com documentos da atual gestão, sinalizando que, em novembro de 2024, foi realizada uma AGE para prestação de contas, com reforma estatutária e prorrogação do mandato por mais 04 anos. Esse fato tem gerado muita revolta entre os associados. 

Com a alteração ilegal no estatuto, a Presidente passa a assumir “poderes absolutos”, para gerir sozinha as contas da associação, inclusive revisando decisões de assembleias, onde apenas os sócios fundadores, 8 pessoas, tem o poder de voz e voto. 

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Lúcia Maria Carneiro Santana, apesar da manobra "sorrateira e as escondidas" da diretoria anterior, o calendário eleitoral segue sem alteração, com a possibilidade de inscrição de chapas até o dia 31/01/2025, com votação on line realizada no dia 21/02, data designada para AGE para fins de nomeação e posse da nova diretoria, a partir das 19h", afirmou.

Pauta enviada pelo Jornalista Fábio Almeida

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas