terça-feira, janeiro 28, 2025

O Saber e a Cultura como Patrimônios Inalienáveis: Reflexões sobre a Gestão Pública em Jeremoabo

Orgulho para Jeremoabo. Luiz Andrade, é filho do nosso conterrâneo Lú de Eurico com a Professora Josilda Monteiro, filha de dos saudosos casal D. Zizi e do  Sr Badé. Parabéns!!! (Video e mensagem enviado por Jovino - JV- Portal)


O Saber e a Cultura como Patrimônios Inalienáveis: Reflexões sobre a Gestão Pública em Jeremoabo

Recebi recentemente um vídeo do parceiro Jovino que reforça o que sempre venho afirmando: o saber e a cultura são bens inalienáveis, que nenhuma gestão, por mais autoritária ou negligente, pode apagar ou assassinar. No entanto, infelizmente, o histórico de Jeremoabo registra episódios lamentáveis de desrespeito à memória e ao patrimônio cultural, especialmente durante a gestão do ex-prefeito.

Entre os exemplos mais marcantes está a derrubada do centenário juazeiro, símbolo de resistência e história, juntamente com outras árvores emblemáticas, como as que ficavam na residência da finada Olga, do finado Elizeu, além de craibeiros e a castanhola em frente ao hospital. Esses atos de destruição não se limitaram ao meio ambiente; atingiram também o patrimônio material e cultural, como a demolição do Parque de Exposições.

Essa decisão não apenas causou prejuízos materiais, mas também feriu a memória coletiva da cidade, apagando um espaço que foi palco de grandes eventos e conquistas. Além disso, o ex-prefeito negligenciou iniciativas importantes, como a Faculdade AGES, trazida para Jeremoabo durante a gestão de Anabel, ao não dar o devido suporte para sua consolidação.

Porém, como a história muitas vezes dá voltas, a ironia do destino se apresenta: a Escola Integral, construída no terreno do antigo Parque de Exposições, funcionará completamente com o apoio e compromisso do atual prefeito Tista de Deda. Esse mesmo compromisso se estende à educação superior, com esforços conjuntos de Tista e da Secretária de Administração, Anabel, para viabilizar a implantação de uma nova faculdade em Jeremoabo.

Essas ações demonstram que apenas aqueles que possuem o verdadeiro apreço pelo saber e pela cultura são capazes de valorizar e proteger esses bens preciosos. O futuro de Jeremoabo depende de lideranças que reconheçam a importância da educação e da preservação cultural como pilares para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais justa e consciente de sua história.

Que o exemplo de Tista de Deda e sua equipe inspire novas gerações a resgatar e valorizar a essência cultural e educacional de Jeremoabo, provando que, apesar das adversidades, o saber e a cultura jamais serão apagados.

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas