Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 12, 2024

O Parque da Sementeira. Por oito engenheiros agrônomos experientes

 em 12 jul, 2024 4:02

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

Por Emmanuel Franco Filho; Japiassú Freire; João Ávila; João Batista Medeiros; José Dias; José Lavres Filho; Manoel Moacir C. Macêdo; Naum de Araújo*

 O Parque da Sementeira. 

O Parque Augusto Franco, conhecido como “Parque da Sementeira” está para as sergipanas e sergipanos, como o “Parque do Ibirapuera” está para os paulistas. Um parque tradicional da história de Aracaju, situado num local ideal para lazer, paz e contato com a natureza. Ele oferece acesso as práticas esportivas, entretenimento, plantio de árvores, e educação ambiental, entre outras atividades de acolhimento das pessoas e animais.

Os equipamentos instalados são amigáveis ao meio ambiente, e receptivos aos jovens, adultos e idosos que buscam o ar puro, admiração de plantas, pássaros, pequenos animais e outras criaturas da natureza. Caminhadas, piqueniques, lago, visitas escolares e passeios, são alguns dos atrativos da “Sementeira”. O ex-governador Marcelo Déda, lembrado em simbólica estátua sob a sombra de uma árvore, aprecia a beleza do “Parque da Sementeira”, como um guardião de sua originalidade.

A origem da palavra “Sementeira” remota o histórico IPEAL – Instituto de Pesquisa Agropecuária do Leste, criado no Século XX, coligado ao MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atual EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. No “Parque da Sementeira”, foi instalada a sede do IPEAL em Sergipe. Na época, incluíam as áreas das sedes da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Bacia do Rio Vaza-Barris, e imediações do bairro Jardins. Uma concessão de uso do governo federal à Prefeitura Municipal de Aracaju, tornou o “Parque da Sementeira”, como área de proteção ambiental de interesse público.

Entre as atividades desenvolvidas pelo então IPEAL, destaque para a produção de mudas de qualidade agronômica de coqueiro e laranjeira, cultivos de expressão na produção agrícola sergipana. Na memória popular ficou gravado como o local de produção e comercialização de “Sementes”. Na “Sementeira”, foi desenvolvida a campanha do “clone novo da laranjeira”, tecnologia que livrou a citricultura sergipana da temida “tristeza dos citros”, doença que ameaçou a citricultura nacional. Engenheiros agrônomos, protagonistas desses feitos, alguns vivos, testemunham essas ações, outros mudaram de planos, mas, todos contribuíram para colocar o Estado de Sergipe em tempo recente, como o maior produtor de citros do Nordeste e um dos principais produtores de coco. O “Parque da Sementeira”, exige atenção, respeito e cuidado, pois alberga relevantes registros em suas edificações, espaço físico e memória.

Recentemente, em “Nota de Repúdio”, o presidente da AEASE – Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe, afirmou que a “AEASE repudia perante a Prefeitura Municipal de Aracaju, o corte de árvores e a impermeabilização de áreas verdes no Parque da Sementeira”. Por sua vez, a OAB – SE através de seu presidente, manifestou que o “Parque da Sementeira é um dos pulmões verdes da capital sergipana, além de espaço para o lazer, convivência e essencial para o ecossistema urbano”. Vale registrar o comentário do Secretário de Cultura de Itabaiana, de que a “Sementeira”, não pode ser transformada em “Praça de Eventos”. O “Parque da Sementeira”, deve ser abraçado e protegido, jamais desvirtuado pelo cimento e o concreto.

 O poder executivo municipal, pode muito, mas não pode tudo, responsável pela gestão dos parques municipais, carece apresentar à sociedade sergipana, as justificativas convincentes de alteração radical do “Parque da Sementeira”. Espera-se em função do aquecimento global, permanência do bem-estar e da vida saudável da população, que as obras em curso sejam suspensas, até os devidos e necessários esclarecimentos.

Com a palavra o CREA – SE, o IBAMA, as Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente, e em especial, o Ministério Público de Sergipe, a quem compete promover ações civis públicas em defesa de interesses da coletividade, a exemplo do meio ambiente e o patrimônio público.

*Os autores são engenheiros agrônomos filiados à AEASE, com experiência em extensão rural, assistência técnica, defesa, ensino, pesquisa agropecuária e membros do Grupo Repensar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com Marina Silva Em agenda na capital federal, o vereador Breno Garibalde esteve com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo que o Ministério  acompanhe de perto as obras de drenagem da Zona de Expansão de Aracaju e como se dará o lançamento dessas águas que interferem diretamente no Rio Vaza Barris. “Foi uma visita muito proveitosa. Conversei com ela sobre a minha preocupação com o que está acontecendo na Zona de Expansão da nossa cidade, solicitando que o Ministério acompanhe todo o processo, para que não aconteça com o Vaza-Barris, o que já aconteceu com os nossos outros rios. Não podemos perder o único rio limpo que ainda temos”, declarou o parlamentar.

Intercâmbio legislativo O vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB ), junto aos colegas parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou da segunda edição do Intercâmbio Legislativo, promovido pela Câmara de Deputados, em Brasília, no período de 09 a 11 de julho.Dentre os nomes palestrantes no evento estiveram a Ministra Edilene Lôbo, Carlos Eduardo Frazão, Fabrício Medeiros, Geraldo Magela Leite, Roberto Rondon, Antônio D’Ávila, Milo Bairros, além de diversos mediadores de renome nacional.

Avaliação Para Byron, o ano de 2024 marca o ciclo do seu mandato, pois ” estamos no quarto ano de legislatura, e eventos como o Intercâmbio nos possibilita avaliar o trabalho desenvolvido até aqui, bem como amplia o nosso olhar para tantas realidades e gestões, tudo isso pensando sempre no melhor que podemos e devemos oferecer ao povo que representamos”, concluiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Estamos completamente abandonados pelo poder público”, diz munícipe sobre situação caótica das estradas em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”:  Os moradores da Rua Terezinha, no bairro Horta, em Lagarto, estão enfrentando uma situação desesperadora devido ao estado caótico das estradas. A comunidade local expressa profunda insatisfação com a falta de ação por parte da gestão da prefeita Hilda Ribeiro.

 Moradores abandonados E continua a matéria: “Estamos completamente abandonados pelo poder público”, declara um morador, destacando o sentimento generalizado de desamparo entre os residentes. A condição precária das estradas está afetando severamente o cotidiano da população, tornando até mesmo a coleta de lixo um desafio. “Alô, prefeita, vamos tomar providências. Secretário Vieira, vamos trabalhar, saia do gabinete. O senhor ganha o dinheiro do povo”, acrescenta o munícipe, ressaltando a frustração com a aparente inatividade das autoridades locais. Toda matéria aqui com vídeo.

Primeiro Emprego O Governo do Estado informou que mais três turmas do Programa Primeiro Emprego (PPE) iniciaram a parte prática da qualificação dentro da empresa parceira, neste caso a rede supermercadista Cencosud. Os jovens fazem parte dos cursos de atendente de farmácia, operador de perecíveis e operador de supermercados e serão distribuídos em diferentes lojas para o estágio nas respectivas áreas. A formação teórica das turmas foi realizada no Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 Primeiro Emprego II “O papel do Programa Primeiro Emprego é exatamente esse: primeiro, capacitá-los em sala de aula de acordo com as demandas da atividade escolhida e, além disso, proporcionando a vivência prática na empresa para que ganhem experiência real e desenvolvam uma compreensão do ambiente de trabalho. Essa experiência proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional”, destacou a superintendente do Trabalho da Seteem, Marcela Prudente.

 

 

 

 

 

 

 

TCE inicia nova série de análise asfáltica em vias urbanas de Sergipe O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), iniciou uma nova série de inspeções técnicas de engenharia em obras de pavimentação asfáltica em vias urbanas e rodovias em execução pelo governo e pelas prefeituras sergipanas.

Locais A ação teve início na última terça-feira, 9, quando uma equipe de auditores foi ao município de Moita Bonita retirar amostras do asfalto de uma via. Já na quarta-feira, 10, outra equipe inspecionou a qualidade da primeira camada asfáltica da Perimetral Oeste, avenida que liga a capital sergipana a Nossa Senhora do Socorro, executada pela Prefeitura de Aracaju por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Volume e especificações do asfalto X o que foi pago O auditor de Controle Externo II, Fábio Augusto Silva Santos, explica que essa análise irá dizer se as especificações e o volume do asfalto estão de acordo com o que realmente foi pago pelas prefeituras.  Estamos fiscalizando a qualidade dos materiais de revestimento asfáltico que estão sendo empregados e a qualidade do serviço também que está sendo feito de acordo com as especificações do contrato daqui dessa obra”. O recolhimento de amostras é o primeiro passo da análise. Todas elas foram levadas ao Laboratório de obras públicas do TCE, onde passarão pelos processos de medição, pesagem, aquecimento, queimagem e peneiramento. O objetivo desse método é separar os materiais utilizados na composição da malha asfáltica.

Fatores para atestar qualidade O coordenador de engenharia, Cássio Dantas, explica quais são os fatores responsáveis por atestar a qualidade do asfalto. “Primeiro analisamos se a obra foi feita com um bom projeto, se foi estudado o tráfego, e é com base no tráfego da rodovia que vamos dizer a espessura e a composição do asfalto. Então, por isso que a gente tira uma amostra para primeiro ver se a espessura está de acordo com o projeto e trazemos para o laboratório para verificar a composição”. Essa inspeção vai contribuir para que as vias e rodovias sergipanas tenham um asfalto de boa qualidade e longa durabilidade. De acordo com o plano de auditoria, nas próximas semanas outras obras asfálticas serão avaliadas.

Seminário Na próxima semana, entre os dias 15 e 16 de julho, acontece o Seminário de Inovação do Estado de Sergipe, que tem como objetivo apresentar as novas diretrizes estratégicas para a construção de uma agenda de inovação do Estado. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), comandada por Julio Filgueira, e contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além do governador Fábio Mitidieri, que vai sancionar o Projeto de Lei de nº 267/2024, que institui o Novo Marco Legal da Inovação, aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última terça-feira, 9.

INFONET

Em destaque

Tista de Deda Inicia Nova Era em Jeremoabo com Apoio Popular e Legislativo: Carreata da Mudança Celebra Vitória Histórica

  O eleitor do 55 agradece ao ex-padre por sua nobre missão de iludir o prefeito Deri do Paloma e seu conluio ao induzir a acreditarem que u...

Mais visitadas