Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, abril 16, 2024

A possível volta dos que não foram... ou o impedimento de irem adiante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jairo Do Sertão (@vereadorjairosertao11)

Muitas vezes escrevemos sobre possibilidade que para muitos é algo impossível, contudo, é válido dizer que dentro do ambiente político, o impossível não existe, pois tudo anda em conformidade com os interesses das SIGLAS partidárias, sem o devido respeito pela oura parte (pessoa oponente) com menos poder de barganha no momento. Suponhamos que a vinda do governador a Jeremoabo, além da inauguração do Colégio, também tenha por objetivo, recompor o grupo do 11. Diante de tal possibilidade e não remota, como ficaria o pré-candidato da sigla PT, já que seria excluído da possibilidade de concorrer ao pleito eleitoral deste ano, exceto na condição de Vice, na qual já está. Tal possibilidade tem caráter humilhante e demonstraria despeito da sigla pelo candidato, acaso ocorra, mas que importa se o outro tem mais votos, assim é o ambiente político, o mais fraco sempre fica relegado ao segundo plano, contudo, acaso visse a se concretizar essa situação que ora exponho, qual caminho seria seguido pelos que não foram, mas que se distanciaramda base? Retornarem a casa de origem ou se agregarem à sombra do lado oposto, e assim, não se submetendo aos vexames da humilhação que passariam a vivenciar, por ter sido desbancado pelo recuo da sigla partidária.

Consideremos que nada disso aconteça, mas como fica a sigla dissidente, diante da inauguração do Colégio e oferta de novas demandas para o município (em nome do prefeito), a total ausência de participação da outra parte, mesmo sendo a sigla do poder estadual. Essa não é uma possibilidade remota, basta que seja feita uma retrospectiva de alguns anos passados, mas não muito distante, a exemplo: valendo lembrar o pleito de 2020 e mensurar os benefícios recebidos, mesmo sendo PP e PSD da mesma base. Nunca é demais lembrar que o almoço não é grátis e sempre será servido primeiro, para aqueles que estão no poder.

Tais conjecturas podem parecer absurdas, mas apostar para ver acontecer pode ser uma grande e desagradável surpresa, por ignorar as possibilidades em uma trajetória política e respectivos interesses partidários, não explícitos nos acordos firmados, mas sem um diagnóstico do poder político de cada parte interessada.

Aguardemos os futuros acontecimentos.

Por: José Mário Varjão, em 16/04/2024


Nota da redação deste BlogA Fragmentação Política: O Caso dos Pré-candidatos Fábio e Deri do Paloma.

A dinâmica política muitas vezes se assemelha a um tabuleiro de xadrez, com jogadas estratégicas, alianças e traições. No cenário atual, o pré-candidato Fábio e seus acompanhantes vereadores se encontram no epicentro de uma situação marcada por fragmentação e incerteza, tendo rompido com o grupo liderado por Deri do Paloma. No entanto, há indícios de que possam retornar ao mesmo barco. Mas será que a confiança, uma vez quebrada, pode ser restaurada?

A confiança é comparada a um cristal, cuja fragilidade é evidente. Uma vez quebrada, sua integridade nunca mais será a mesma. Pode-se tentar juntar os cacos e restaurar sua forma original, mas as marcas permanecerão, visíveis e palpáveis. Nesse contexto, a possibilidade de retorno ao grupo original traz à tona uma série de questões sobre lealdade, comprometimento e resiliência política.

O rompimento político entre Fábio e Deri do Paloma certamente deixou sequelas. Os motivos por trás dessa divisão podem ser variados, desde divergências ideológicas até disputas pessoais pelo poder. No entanto, o que está em jogo vai além das questões individuais dos líderes políticos envolvidos. Trata-se também da confiança depositada pelos eleitores e da estabilidade do grupo político como um todo.

O retorno de Fábio e seus acompanhantes vereadores ao grupo de Deri do Paloma levanta questões sobre a verdadeira natureza das relações políticas. Seria um movimento de oportunismo pragmático, visando ganhos momentâneos de poder? Ou seria um gesto de reconciliação genuíno, baseado em valores compartilhados e interesses coletivos?

Além disso, é importante considerar o impacto dessa possível reconciliação nas futuras eleições e na governabilidade local. A divisão dentro de um grupo político pode enfraquecer sua capacidade de articulação e implementação de políticas públicas eficazes. Portanto, o retorno de Fábio e seus aliados ao grupo de Deri do Paloma pode representar uma oportunidade de fortalecimento ou uma fonte adicional de instabilidade.

Por fim, a metáfora do cristal quebrado nos lembra da importância da transparência, da honestidade e da integridade na política. Reconstruir a confiança perdida requer tempo, esforço e comprometimento genuíno com os valores democráticos. O caso dos pré-candidatos Fábio e Deri do Paloma serve como um lembrete vívido das complexidades e desafios inerentes à vida política, onde a confiança é um recurso precioso, mas frágil.

Em destaque

Bolsonaro com Tarcísio: ‘Se eu não voltar, fiquem tranquilos, plantamos sementes’

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Na Agrishow, Bolsonaro e Tarcísio trocaram elogios ...

Mais visitadas