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domingo, abril 28, 2024

JEREMOABO/BA: SOCIEDADE, NECESSIDADES E GOVERNANÇA.

 


  

JEREMOABO/BA: SOCIEDADE, NECESSIDADES E GOVERNANÇA.


Embora Jeremoabo date dos primórdios de 1690, talvez um pouco antes, em razão dos avanços das expedições em busca de ouro, chefiadas pelos portugueses e posteriormente pelo domínio dos Garcia D’ávila, o nome Jeremoabo abrangeu limites que se estendem de Itabaiana/Se, Ribeira do Pombal, Monte Santo e Juazeiro/BA, margeando o Rio São Francisco, uma área equivalente ao estado de Sergipe, no entanto, povoações foram surgindo e se tornaram cidades independentes, enquanto isso, aos poucos fomos regredindo, tanto em tamanho geográfico quanto em influência regional, isto é fato, pois já fomos mais poderosos na passado do que somos hoje, fato que torna válido dizer:

Jeremoabo é a terra do já teve!

A nossa sociedade passou a viver o imediatismo, esquecendo de criar bases sólidas daquilo que tem hoje, para em seguida buscas melhorias contínuas que contribuam para termos um amanhã melhor. Na verdade estamos caminhando em círculo e não em linha reta, esquecendo que todo círculo ao ser trilhado, retroage ao ponto de partida, demorando mais ou menos tempo em razão do raio que o define, ao contrário da reta que tende sempre a te levar adiante, a desbravar novos horizontes, a se reinventar para superar obstáculos, tornando-se resilientes diante das dificuldades, encarando mudanças de rumo quando necessário e poder ir em frente com mais disposição, certo de que somente é possível mudar a partir do momento que se muda as estratégias e cria-se novos propósitos a serem alcançados, consciente de que aquele que não muda os seus hábitos, torna-se incapaz de promover mudanças, pois está sentado na velha e tradicional mesmice.

A governança pública perpassa a visão curta da mesmice que tanto impera entre os nosso governantes e representantes do legislativo, é preciso que entendamos a sua abrangência, já que compreende, em razão da sua essência, os mecanismos de liderança entre a base e o topo da pirâmide, estratégias diversas e controles necessários às práticas que permitem avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão com um todo, com vistas à condução de políticas públicas e priorização das necessidades setoriais, com foco a estabelecer uma prestação de serviços adequados as necessidades previamente conhecidas, para que assim seja possível fomentar um atendimento satisfatório aos interesse da sociedade efetada pelo problema, ao contrário de tempos passados e presente, onde o que importava era e é a presença do poder público e não o atendimento das necessidades dos munícipes.

JEREMOABO - UM NOVO MODELO E GESTÃO PÚBLICA.


PROPÓSITOS PARA MUDAR JEREMOABO.

1 – Estabelecer uma gestão pública transparente através de ações e decisões que integrem a sociedade, suas necessidades e o Poder Público Municipal, publicando seus atos em tempo real, conforme manda a lei.

2 – Promover debates permanentes entre os poderes: Executivo e Legislativo, com foco no atendimento as necessidades dos munícipes, preenchendo as lacunas nãoatendidas pelo poder público.

3 – Criar Setor de Ouvidoria para: ouvir reclamações, prestar atendimento e Orientação ao Cidadão, com vistas a integrar a sociedade aos serviços públicos, encurtando caminhos e sendo eficaz nas respostas.

4 - Diagnosticar as necessidades da sociedade jeremoabense no âmbito municipal, com foco na priorização e resposta das necessidades imediatas, consciente de que aquele que não conhece a sua realidade, costuma agir de forma aleatória.

5 – Reestruturar a Secretaria Municipal de Administração e o Departamento Jurídico para viabilizar a concessão dos Títulos de reconhecimento de Domínio Particular, no perímetro urbano da sede e distrito de Canché, paralisados desde 2009.

6 – Criar Setor específico para atendimento ao mini e pequeno produtor rural, promovendo o georreferenciamento da pequena propriedade rural com até 50 hectares,

mediante condições específicas em lei própria e em conformidade com a lei e decretos federais que regem o assunto.

7 – Criar no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura, um Setor para monitoramento das atividades praticadas nas margens do Rio Vasa Barris e

respectivas respostas imediatas, quando diante da possibilidade de eventos adversos, semelhante ao ocorrido com o transbordo das águas do açude de Canudos, em março deste ano, ao estabelecer diálogo permanente com o DENOCS e a AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA).

8 – Criar grupo de estudo para debater dentro da lei, a redução da taxa do IPTU e do ESGOTAMENTO SANITÁRIO (praticado pela EMBASA), adequando-as à realidade do município.

9 – Promover um debate público para melhoria das ações da Secretaria Municipal de Educação, com foco a estabelecer um novo panorama administrativo que possa contribuir para melhorar o ensino aprendizagem, respeitando a pluralidade de ideias, ao tempo em que prioriza a qualidade do ensino aprendizagem, a capacitação de professores e pessoal de apoio.

10 – Estabelecer a meritocracia focada nos princípios conhecidos como: LIMPE - LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA, fazendo prevalecer o reconhecido saber, o respeito ao direito do outro e urbanidade, em todas as secretarias.

11 – Secretaria Municipal de Administração - Conhecer as necessidades da sede do município e comunidades rurais, propondo melhorias, consciente de essa secretaria são os olhos do gestor público.

12 – Secretaria de Finanças – Respeitar os princípios da transparência, efetuando pagamentos na ordem cronológica dos seus registros, “eliminando o velho conceitos de primeiro os meus”.

13 – Controladoria – Cumprir suas atribuições com atesto prévio a todo e qualquer processo de pagamento, sem omissões e/ou conivências em razão do credor.

14 – Procuradoria – Emitir pareceres com base na lei e não em relação a quem tem interesse, lembrando que uma procuradoria omissa e conivente é a maior inimiga de umgestor, já que relativiza a legalidade e sugere crença na impunidade.

15 – Secretaria Municipal de Administração, Procuradoria e demais secretarias – Respeito total aos direitos dos servidores, não permitindo nenhuma decisão ao arrepio da lei, que venha de encontro a pessoa do servidor, principalmente em razão da sua tendência política partidária;

16 – Secretaria Municipal de Saúde – Diagnosticar sua capacidade de atendimento e promover ações que possam promover a melhoria contínua em todos os seus ambientes de atuação, conscientizando a todos que ali trabalham, que estão a serviço da sociedade.

17 – Secretaria Municipal de Ação Social – Promover melhoria no atendimento e propor meios que permitam tirar as famílias na dependência do programa Bolsa Família, propondo cursos de aperfeiçoamentos diversos as famílias envolvidas, consciente de o programa deve ter caráter eventual e não permanente.

18 – Trazer a sociedade para o debate, engajamento, priorização e busca de respostas para atender as necessidades locais, conscientizando-a de que ela é parte integrante na resolução dos problemas.

19 – Promover o planejamento de ações estruturantes, trazendo a sociedade para o debate, quer por meio de audiências públicas e ou de sugestões escritas, lembrando que:

Ações estruturantes são aquelas que antecedem as ações estruturais, tais como: diagnóstico, projetos focados nas necessidades, estratégias de execução, dfinição de metas, indicadores de controle, planos de ação, estruturação e priorização,acompanhamento das ações e avaliação de resultados.

20 – Definir e priorizar as ações estruturais com maior impacto para a sociedade envolvida e seu entorno, quer através de um macroprojeto ou por subprojeto, de forma a apresentar uma rápida resposta a causa do problema, consciente de “as demandas estruturais” exigem soluções pensadas, refletidas, envolvendo valores sociais que atinjam não somente as partes envolvidas no contexto da questão trabalhada, mas um conjunto de pessoas que se encontram em situações idênticas ou assemelhadas, em ambientes não contínuos e consciente da necessidade de melhorias contínuas em todos os processos.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. William Edwards Deming – guru da Gestão de Qualidade.

Os itens 19 e 20 são genéricos e abrangentes, podendo ser direcionados a qualquer problema existente dentro da gestão pública, não sendo aconselhável entrar em um detalhamento prévio, considerando que o contexto de cada causa raiz (problema), vai ensejar um projeto e respectivo processo que permita encontrar uma solução eficaz.

Em 27 de abril de 2024.

Por: José Mário Varjão

Nota da redação deste Blog -  Administração Municipal de Jeremoabo. A cidade de Jeremoabo está passando por uma administração municipal carente de competência e honestidade. É evidente que a falta de habilidade na gestão tem prejudicado o desenvolvimento da cidade, assim como a falta de integridade na condução dos assuntos públicos. Diante dessa situação, é imprescindível que o próximo gestor eleito se comprometa a resgatar a cultura e história de Jeremoabo, que foram negligenciadas pelo atual gestor.

Pergunto para vocês eleitores de Jeremoabo:

Pergunto a vocês eleitores de Jeremoabo:

Porque diariamente o pessoal carente de Jeremoabo está reclamando da saúde,  da falta de médicos e medicamentos?

Porque o povo de Jeremoabo reclama da falta de água e da falta de estradas?

Para não alongar mais, os empregos prometidos em periodo eleitoral chegaram?


.
Recordando as promessas do passado que não chegou no presente final de desgoverno.

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