O provérbio "Papagaio come milho, periquito leva a fama" é uma metáfora que significa que a culpa ou a responsabilidade por algo muitas vezes recai sobre a pessoa errada. No caso da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, os vereadores estão usando da tribuna para jogar para a plateia e desviar a atenção da população dos casos de omissão e prevaricação que eles próprios estão envolvidos.
O pior é que a grande maioria da populção não entente da jogada e injustamente culpa o procurador Jurídico da Câmara juntamente com a advogada.
Os três casos citados no texto são exemplos claros disso. A demolição do Parque de Exposição foi um caso de descaso com o patrimônio público. Os vereadores prometeram que iriam tomar providências, mas nada fizeram. A CPI foi criada para investigar irregularidades na administração municipal, mas também está dormindo em berço esplêndido. E o escândalo do suposto superfaturamento e fraudes de licitação das quentinhas é um caso de nepotismo e corrupção.
É claro que os vereadores não são os únicos responsáveis por esses casos. Os secretários de obras e bem-estar social também são culpados. Mas os vereadores, como representantes do povo, têm a obrigação de fiscalizar a administração municipal e cobrar providências quando necessário.
Os comentários dos leitores são bastante pertinentes. Os vereadores estão se comportando como verdadeiros artistas, usando de retórica e demagogia para enganar a população. Se eles realmente quisessem trabalhar pelo povo, teriam tomado providências para investigar e punir os responsáveis pelos casos de omissão e prevaricação.
É uma pena que a população de Jeremoabo esteja sendo enganada por esses vereadores. É preciso que a população fique atenta e exija que os vereadores cumpram com seu papel de representantes do povo.