Foto: Felipe Wernek/Ibama/Arquivo
Vista aérea da Floresta Amazônica16 de novembro de 2023 | 12:41Aeronáutica esconde da PF dados de voos do crime organizado na Amazônia
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou em um documento que mantém um banco de dados dos voos ilegais que cruzam as fronteiras na região amazônica. No entanto, a Aeronáutica reconhece não compartilhar essas informações com outras entidades, como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, responsáveis por investigar atividades do crime organizado. A reportagem é do portal UOL.
Fontes da PF e do Ministério Público relataram ao UOL que a FAB não atendeu a pedidos para compartilhar dados sobre voos ilegais na Amazônia nos últimos meses. Essas informações seriam essenciais para apoiar investigações e operações, incluindo aquelas realizadas em terras yanomamis afetadas por garimpos ilegais.
Voos ilegais referem-se a aeronaves que não possuem planos de voo ou que operam à margem desses planos, conhecidos como “tráfego aéreo desconhecido” (TAD). Autoridades policiais e procuradores afirmam ao UOL que tais voos estão ligados a crimes ambientais, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Para eles, a restrição ao acesso a essas informações compromete o combate a atividades criminosas.
Política Livre