em 9 nov, 2022 4:06
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Quem será o “marqueteiro” que está “orientando” o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, nestes dias após a vitória do grupo governista com a eleição de Fábio Mitidieri para o governo estadual?
Com certeza, não é o competente Carlos Cauê – que ao lado de uma equipe gabaritada – ajudou a reverter uma eleição muito difícil.
Edvaldo, através do PDT, não se contentou com as entrevistas onde não destacou nenhuma vez a liderança dos vereadores em Aracaju – inclusive os aliados dele – e tentando passar a impressão que ele foi o responsável pela grande virada na capital, resolveu (através do PDT) espalhar outdoors na cidade com a foto dele ao lado de Fábio e uma enorme seta vitoriosa.
O blog volta a lembrar que a performance eleitoral de Edvaldo foi medida pela não eleição do candidato a deputado federal dele, Luiz Roberto. Aliás, não só os vereadores e as lideranças do grupo estão insatisfeitos com o “eu sozinho” de Edvaldo. Os deputados federais eleitos estão doidos que Edvaldo comece a procurá-los em busca de recursos. Irão mandá-lo procurar o candidato dele e a força eleitoral do “eu sozinho.”
Edvaldo está tentando mostrar uma força eleitoral que não tem sozinho. Ele sabe que não tem força para emplacar um candidato a prefeito da vontade dele. Essa estratégia montada sem citar e respeitar todo o coletivo de um grupo que ajudou a eleição pode ser fatal para 2024.
E fica um questionamento: será que foi por esse estilo do “eu sozinho” que fez que Edvaldo não fosse escolhido, não pelo governador Belivaldo, mas pelo conselho político do bloco governista?
E a pergunta que o contribuinte aracajuano espera resposta: quando será inaugurado ou colocado em funcionamento o corredor de ônibus das Avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e José Carlos Silva que custaram milhões aos cofres públicos e não tem serventia? Será que o MPE pode ingressar com uma ação pública para os aracajuanos não pagarem o IPTU de 2023 até que o corredor seja colocado em funcionamento?
Mobilidade às avessas E mais: não tem nenhum órgão fiscalizador para obrigar que o corredor funcione não? Agora falam de contrato para viabilizar a licitação. Como? Se não conseguem colocar em funcionamento um mero corredor? Aliás, corredor este que foi construído com a derrubada de árvores de 40 anos ajudando a piorar o clima da cidade.
Gestão de trânsito Aliás, quando a SMTT foi criada na década de 80, o competente Bosco Mendonça implantou o sistema integrado nos moldes do que existia em Curitiba, o usuário pagando uma só passagem. Foi uma inovação na época. A SMTT tinha Bosco Mendonça, o engenheiro de trânsito Orlando Sérgio (já falecido) que entendiam de trânsito. Jamais os dois permitiriam uma obra como esta corredor sem eira, nem beira. Aracaju precisa de um gestor técnico, não um gestor indicado politicamente ou parentesco por afinidade.
Estacionamento da Passarela do Caranguejo E o estacionamento da Passarela do Caranguejo, de onde saíram os trios elétricos do Pré-Caju está desde a sexta-feira sem iluminação. Um perigo para os pedestres e os cidadãos que fazem caminhada e corridas na área. A quem recorrer? A gestão da orla é da Prefeitura de Aracaju.
Gleisi Hoffmann quase certa no governo Lula. Com isso, Márcio Macêdo, poderá assumir a presidência do PT Nacional Ninguém tome como surpresa se o ex-deputado federal Márcio Macêdo for galgado à presidência nacional do PT, com a possibilidade real da atual presidenta, Gleisi Hoffmann, em participar do governo. Márcio hoje é um dos vice-presidentes do partido e, de 2015 a 2020, na época das vacas magras, como tesoureiro colocou as finanças do partido em ordem. É muito próximo do presidente Lula e poderá ganhar destaque nacional mais ainda com o cargo.
Lagarto! Combinado deu errado: em vídeo, Luiza Ribeiro critica Gustinho após exoneração Deu no site “O Bolo é Grande”: Desde o segundo turno das eleições, o agrupamento Bole Bole passa por uma crise interna, agravada após Luiza Ribeiro, ex-secretária de Indústria de Lagarto, assumir que pedia votos na “calada da noite” aos membros do grupo para eleger Rogério Carvalho, que estavam até então, com voto direcionado para Fábio Mitidieri na disputa para governador.
Ambos os candidatos E continua a matéria do site: “Nesse bolo, o deputado Gustinho Ribeiro e a prefeita Hilda Ribeiro lançavam votos de apoio a Mitidieri, o que ficou entendido nos bastidores da política lagartense, como uma tentativa do grupo de estar ao lado de ambos os candidatos, num suposto combinado que não deu certo, já que o “apoio” e o “não apoio” do Bole Bole prejudicou Mitidieri nos votos somados em Lagarto, e culminou na exoneração da ex-secretária.”
Vídeo E finaliza: “Pior, Luiza afirmou, através de vídeo compartilhado em grupos de WhatsApp do município, que soube da exoneração a partir de vídeo publicado pelo motorista do sobrinho nas redes sociais. “(…) Fui exonerada no dia 20 de outubro, no qual só fiquei sabendo através do motorista do meu sobrinho, que colocou nas redes sociais. O fato de eu ser exonerada não me deixou triste, mas, sim, da forma que foi feito, porque família não age dessa maneira. Em relação ao grupo de Gustinho, eu não quero fazer parte (…)”, relatou indignada. Diante das problemáticas do Bole Bole, que estão gerando o distanciamento de aliados, não restam dúvidas que o agrupamento está amargando na desunião, intensificada pela influência de Gustinho Ribeiro.
QUINTA: Encontro na CUT vai reunir movimento sindical, frentes e coletivos Em defesa da democracia brasileira, as centrais sindicais, as frentes e os coletivos dos movimentos sociais de Sergipe se reúnem na próxima quinta-feira, dia 10 de novembro, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE). O objetivo da reunião é discutir ações em defesa da democracia popular e da classe trabalhadora, além de fazer o balanço das eleições 2022.
Contra o golpe O presidente da CUT/SE, Roberto Silva, reforçou a importância deste encontro. “É preciso fazer valer o voto da maioria da população brasileira. Não vamos admitir mais um golpe contra a nossa democracia. Essa é a prioridade para a retomada da luta contra a retirada de direitos, pela retomada do emprego, do trabalho e renda dos brasileiros”, afirmou Roberto. A CUT/SE está localizada na Rua Porto da Folha, N°: 1039, bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.
Estância: 3,5 mil cães e gatos foram vacinados no Dia D da Vacinação Antirrábica em Estância Mais de 3,5 mil animais, entre cães e gatos, mais precisamente (3.515) foram vacinados, sábado, 5 de novembro, no Dia D da Vacinação Contra a Raiva, em Estância, nos 15 pontos de imunização distribuídos pela cidade. A ação foi realizada pela Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para facilitar o deslocamento da população, a equipe de vacinação disponibilizou diversos pontos estratégicos no centro e bairros adjacentes.
Mobilização Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica, a vacinação é destinada para cães e gatos a partir dos 3 meses de vida. Desde o início da Campanha de Vacinação Antirrábica, 8.778 animais já foram vacinados. As equipes já circularam em diversos bairros e comunidades da zona rural, região litorânea, bairro Cidade Nova, entre outros bairros. Levando a vacina para mais próximo das residências. Uma estratégia que facilita aos donos de cães e gatos vacinarem seus bichinhos. Além de permitir a ampliação da cobertura vacinal em Estância. E por consequência, a cidade fica com uma população canina e felina livre da raiva, doença que leva à morte.
Sobre a doença A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus, que provoca a doença, ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) que evolui de forma rápida.
São Cristóvão: MP instaura inquérito civil para investigar denúncia de corrupção contra prefeito Diante de elementos probatórios que justificam uma investigação, o Ministério Público de Sergipe decidiu instaurar inquérito civil e apurar denúncia de corrupção contra o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. A intenção do MP é esclarecer o valor despendido com locação de equipamentos para enfrentamento da Covid-19 durante o auge da pandemia. A denúncia partiu do vereador Neto Batalha (PP), recém eleito deputado estadual.
Gastos Segundo o denunciante, a gestão de Marcos Santana gastou 2 milhões e 300 mil reais para alugar grades de contenção que serviram de barreira sanitária para o controle e combate da Covid-19, no período de março de 2020 a março de 2022. O vereador assegura que o valor pago pela Prefeitura de São Cristóvão foi superfaturado 20 vezes quando comparado ao pagamento de materiais semelhantes em outros municípios.
Elementos Para Neto Batalha, a abertura do inquérito civil significa a existência de elementos incontestáveis para investigar a denúncia apresentada ao Ministério Público. “Isto quer dizer que o MP enxergou e vislumbrou provas suficientes para dar início ao procedimento investigatório”, esclareceu o vereador.
Sanções A promotora de justiça Maria Helena Moreira Sanches Lisboa foi quem determinou a adoção de diligências neste caso. Se o Ministério Público constatar a ocorrência dos ilícitos serão ajuizadas ações cíveis, podendo o prefeito ser condenado por improbidade administrativa, cujas penas vão de multa, restituição de valores e inelegibilidade. Também há possibilidade de medidas judiciais no âmbito criminal com a condenação do próprio prefeito para o cumprimento de pena pelo crime contra administração pública.
“O urbanismo ainda é pouco valorizado”, declara Breno Garibalde Ontem (8), foi comemorado o Dia Mundial do Urbanismo e o vereador Breno Garibalde, único urbanista da Câmara de Aracaju, ocupou a tribuna para parabenizar todos os colegas e lamentar a falta de valorização da profissão, em todo Brasil. “O urbanismo nada mais é do que o ato de pensar as cidades e planejar espaços urbanos que funcionem, priorizando o bem estar das pessoas. Mas, infelizmente, nossa profissão ainda é pouco valorizada e isso se reflete no dia-a-dia de todos”, declara.
Falta de planejamento Para Breno, Aracaju tem exemplos claros da falta de planejamento e um deles é o bairro Jabotiana. “Ali nós tínhamos um bairro de casas e terrenos, mas houve um boom imobiliário e muitos prédios foram construídos sem que houvesse um planejamento prévio e sem que o bairro fosse preparado para isso. Isso faz com que a prefeitura gaste muito mais, tentando ajeitar a bagunça e levar a infraestrutura necessária”, afirma.
Participativo Finalizando sua fala, o vereador reforçou a importância da profissão, para manutenção de uma cidade mais justa e inclusiva. “O urbanismo deve ser participativo e precisa convidar a população para dizer o que espera da cidade, afinal são as pessoas que moram nela, que devem opinar e ajudar nessa construção. É isso que eu prezo, foi isso que aprendi durante todos os meus anos de estudo e é isso que eu quero para a cidade que tanto amo”, pontua.
Rede Primavera presente no XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica realizou de 27 a 29 de outubro, o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Salvador, com a presença de cirurgiões de várias partes do país e profissionais que atuam no combate a obesidade, dentres eles, o cirurgião bariátrico e coordenador do Núcleo de Tratamento de Obesidade da Rede Primavera, Dr. Marcelo Protásio, as nutricionistas, Beatriz Leite e Fernanda Almeida, e psicóloga, Thaís Lopes.
Renovando conhecimentos Através do maior congresso nacional, os participantes tiveram a oportunidade de renovar os conhecimentos em um grande evento científico, proporcionar um relacionamento mais próximo entre cirurgiões, profissionais das especialidades associadas e a indústria, discutir a prevenção de complicação, novas técnicas cirúrgicas, novas indicações de cirurgia e resultados metabólicos no controle das 160 doenças associadas a obesidade (hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer).
Mesa redonda O cirurgião bariátrico, Dr. Marcelo Protásio, participou de uma mesa redonda sobre endoscopia bariátrica com abordagem pré-operatória de endoscopia e o tratamento da obesidade com endoscopia, como também fez uma apresentação de um tema livre em um caso complexo após cirurgia bariátrica. “O evento consolidou tudo que estamos oferecendo aos nossos pacientes, com um padrão de tratamento seguro, efetivo e duradouro contra a obesidade através da cirurgia bariátrica “, concluiu.
INFONET