Publicado em 6 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet
Jéssica Sant’Ana
g1 — Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral e o Tribunal de Contas da União (TCU) não registraram nenhum dado incorreto no processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente. A informação é do ministro e presidente em exercício, Bruno Dantas. A auditoria foi iniciada no domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, e concluída no início da segunda-feira (3).
“A análise foi encerrada no início do dia 3 de outubro e o processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto”, afirmou.
TRANSPARÊNCIA – Segundo Dantas, o resultado da fiscalização “evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro”. Os testes foram realizados pelo TCU em 560 urnas;
Os boletins de urna são um “extrato” impresso emitido por cada urna ao fim do dia da votação. São esses boletins que, somados automaticamente pelo TSE sem interferência humana, geram o resultado.
Uma versão digital desses boletins é transferida aos TREs quando as urnas são fechadas, usando uma rede privativa de internet da Justiça Eleitoral. Cópias impressas são fixadas nas seções eleitorais para conferência dos interessados. Inicialmente, o tribunal iria checar 540 boletins de urna, mas 20 boletins foram colhidos a mais pelos auditores nos estados.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Também os testes realizados pelo TSE deram confiabilidade total às urnas, segundo declarações do ministro Alexandre de Moraes. Com isso, fica afastada qualquer possibilidade de golpe. Aliás, o único golpe fracassou – foi o das pesquisas eleitorais, que hoje estão completamente desmoralizadas. (C.N.)