Nelson de Sá
Folha
A revista inglesa The Economist, que é publicada às quintas-feiras, adiantou editorial em que defende que “outro mandato do populista Jair Bolsonaro seria ruim para o Brasil e o mundo” e que “só Lula pode impedir isso”. Para tanto, no título, “Lula deve se mover para o centro”:
A publicação faz uma lista do que o ex-presidente precisaria ceder: “Para convencer os eleitores indecisos de que podem confiar a ele a sua prosperidade futura, Lula deve anunciar um economista moderado como sua escolha para ministro das finanças”, propõe a revista britânica, acrescentando:
“Lula deve garantir aos agricultores que não tolerará invasões de terras organizadas por movimentos sociais próximos a seu partido. (Isso não é tão comum quanto os proprietários de terras afirmam, mas é temido.) Deve prometer não nacionalizar nenhuma indústria. Deve parar de brincar com a ideia perigosa de interferir na liberdade de imprensa do Brasil”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os estrangeiros pensam (?) que conhecem o Brasil, mas suas análises são um desastre. Acham (?) que Lula é de esquerda, mas desde sempre Brizola avisava que o petista “é galinha que cacareja para a esquerda, mas põe ovos para a direita”. Melhor fariam os jornalistas da The Economist se estudassem melhor a política britânica, que somente saiu da crise devido à morte da Rainha Elizabeth II, mas a fase de luto logo acaba e eles terão de enfrentar novamente a realidade. (C.N.)