Sexta, 07 de Outubro de 2022 - 19:21
por Mauricio Leiro
O diretório do Cidadania na Bahia foi destituído. A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias, nesta sexta-feira (7), pelo presidente nacional da legenda, Roberto Freire. A motivação do ato foi a confirmação do apoio do deputado federal e presidente estadual, Joceval Rodrigues, à candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) (veja aqui).
"É um processo. Tínhamos numa convenção, [o partido] coligado com ACM Neto. E ele de forma completamente pessoal, sem nenhuma responsabilidade com o partido, rompe com isso e anuncia apoio ao adversário, de uma convenção que o partido tinha referendado", indicou Freire ao BN.
Segundo o presidente nacional, Joceval entrou em contato com ele avisando que faria o movimento. "Ele avisou que ia fazer, avisei que se desfiliou-se, ele não desafiou e me restou aplicar a convenção", comentou.
Freire reforçou que a dissolução garante que o partido não permita que o nome da legenda fique "enxovalhado”. "Nós do partido aprendemos que se cumpre com palavra dada, a convenção aprovou. Não tem justificativa para não cumprir. Antes de tudo, a dignidade do partido está preservada. Aqueles que se mantêm fiéis à convenção adotada, como vamos recompor o partido no estado, talvez no primeiro momento para convocar um novo congresso e comissão provisória", completou.
Única mandatária no estado, a vereadora Isabela Sousa também participou do processo, apesar de Roberto Freire indicar que os atos internos do partido não serão feitos apenas por uma pessoa. "Ela é uma liderança, das maiores que temos no estado, evidente que fará parte, podendo ser presidente", finalizou.
Bahia Notícias