em 3 out, 2022 4:02
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Não é mais uma onda conservadora como os analistas políticos pensavam que agora, em 2022, o que ocorreu em 2018 não se repetiria.
O resultado das eleições ontem em todo país mostrou que parte significativa da população é adepta do que pensa Bolsonaro.
O discurso do ódio, do negacionismo, da homofobia, de questionar as urnas eletrônicas e atacar a democracia foi referendado ontem por quase a metade do eleitorado brasileiro.
Este pequeno espaço chegou a pensar que o percentual de brasileiros que pensava como o presidente era baixo. Não é!
Bolsonaro, mesmo perdendo no segundo turno eleitoral, já foi vencedor: elegeu não apenas uma bancada de extrema-direita, mas mostrou que o Bolsonarismo não acabará se ele não for reeleito.
A extrema-direita consolidou seu espaço eleitoral no Brasil quando muita gente pensava que seria apenas uma onda passageira.
E com esse extremismo o cenário para o Brasil, mesmo que Lula vença, não será de união.
A polarização que existiu até 2014 entre o PT e o PSDB que defendia a social-democracia não chegava ao extremismo atual.
Ao contrário que bradava os extremistas a eleição foi republicana e democrata. A prova maior é que Bolsonaro, que bradava contra o sistema eleitoral e a democracia foi o principal vencedor.
Quem ainda não se acostumou com os palavrões, com “moleque”, “patife”, “imbrochável” se prepare para mais.
O pior ainda não chegou, o ódio extremista foi chancelado pela metade do eleitorado brasileiro…
Por determinação judicial, Deso começa a cobrar o rateio comum diretamente ao condomínio. Blog fez parte desta luta Foi uma vitória do bom senso e este pequeno espaço também fez parte desta luta vitoriosa, dando voz aos moradores. Parabéns a atuação do MPE para enfrentar os abusos com coragem. De um leitor: “Pode repercutir, pois o Blog foi altaneiro no enfrentamento das embromações da diretoria da Deso, para defender os usuários dos serviços de água e de coleta de esgoto! Por falar em esgoto, seria oportuno cobrar do MPE o ajuizamento de Ação Civil Pública, para apurar no devido processo legal a redução do percentual da tarifa de “coleta e tratamento de esgoto”, já que a Deso cobra por um tratamento, mas não presta o serviço. Ao contrário, despeja toneladas de esgoto cru nos rios e mares de Sergipe, em flagrante crime ambiental e danos incalculáveis aos consumidores! Portanto, espera-se contar com o prestimoso trabalho do MPE, na defesa dos consumidores e do meio ambiente!”
Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri disputarão 2º turno em Sergipe Os candidatos Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD) disputarão o segundo turno eleitoral para governador de Sergipe, que ocorrerá dia 30 de outubro. Com 100% das urnas apuradas, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), O resultado foi o seguinte: Rogério Carvalho obteve 44,70% dos votos válidos, ou seja, 338.796 votos. Já Fábio Mitidieri recebeu 38,91%, ou seja, 294. 936 DOS votos válidos. Quase 40% de votos nulos, parte significativa foram votos do candidato Valmir de Francisquinho, que teve a candidatura impugnada.
Laércio Oliveira foi eleitor senador por Sergipe Ele obteve 28,57% dos votos válidos com 310.300 votos. Laércio Oliveira é empresário, graduado em administração de empresas, casado, pai de três filhos e tem dois netos. Foi deputado federal por três vezes e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
Deputados federais eleitos Yandra de André (União), com 131.471 votos; Icaro de Valmir (PL), com 75. 912 votos; Fábio Reis (PSD), com 75.848; Gustinho Ribeiro (Republicanos), com 71.831. Os quatro eleitos pelo Quociente Partidário. Eleitos pela média: Rodrigo Valadares (União), com 49.696 votos; Thiago de Joaldo (PP) com 49.698; Delegada Katarina (PSD) com 38.135 e delegado André David (Republicanos), com 31.597 votos.
Esperando decisão sobre votos de Eliane Aquino O atual deputado João Daniel do PT foi um dos mais votados (68.969), mas não aparece como eleito porque os votos da vice-governadora, Eliane Aquino, também uma das mais votadas (66.072) estão sub judice, com parecer favorável do MPF para ela. Se vencedora, João Daniel entra e sai um dos que entraram pela média.
Deputados estaduais eleitos pelo Quociente Partidário: Cristiano Cavalcante (União), 45.314 votos; Dra. Lidiane Lucena (Republicanos), 37.332 votos; Jeferson Andrade (PSD), 35.909; Marcos Oliveira (PL), com 35.114; Carminha (Republicanos), com 34.790; Luciano Bispo (PSD), 30.867 votos; Linda Brasil (PSOL), 28.704; Maisa Mitidieri (PSD), 28.174; Paulo JR (PV), 27.947; Pato Maravilha (PL), 27.552; Aurea Ribeiro (Republicanos), 26.200; Marcelo Sobral (União), 22.159; Kaká Santos (União), 20.280; Chico dos Correios (PT), 18.523; Georgeo Passos (Cidadania), 18.429; Garibaldi (PDT), 18. 073; Luciano Pimentel (PP), 18.073; Neto Batalha (PP), 14.990 votos.
Deputados estaduais eleitos, pela média Adailton Martins (PSD), 24.175; Netinho Guimarães (PL), 24.164; Jorginho Araujo (PSD), 23.854; Luizão Dona Trumpi (União), 18.291; Ibrain de Valmir (PV), 16.554; Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), 15.621;
Presidência da FAMES Na última sexta-feira, 30, foi realizada a eleição para a composição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) – biênio 2023-2024. Com chapa única, o prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino, foi eleito presidente por unanimidade.
Cargo Os prefeitos e prefeitas dos municípios sergipanos e aptos a votar, se dirigiram até a sede da Federação e participaram do pleito, elegendo o prefeito de Areia Branca, que havia assumido a presidência da entidade no mês de abril, quando o então presidente Christiano Cavalcante renunciou ao cargo para disputar as eleições proporcionais.
Nova diretoria Compõem a nova diretoria, a vice-presidente, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak; o 1º secretário, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo (Júnior Macarrão); o 2º secretário, o prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade; e o tesoureiro, o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira. A nova diretoria ainda é composta pelo Conselho Fiscal, formado pelos titulares: Adinaldo do Nascimento, prefeito de Indiaroba; Rogério Sobral, prefeito de Ribeirópolis; e Marinez Silva, prefeita de Monte Alegre de Sergipe.
TV Alese conquista o 1º lugar do Prêmio Sebrae de Jornalismo! A emissora legislativa recebeu o troféu de 1º lugar na categoria Vídeo com a reportagem “Circuito dos Umbuzeiros”, realizada por Denise Gomes (reportagem), Claudia Brito (produção), Paulo Márcio (cinegrafia), Dida Araújo (direção) e André Mendonça (edição de imagens). A entrega da premiação foi realizada na semana passada na sede do Sebrae, em Aracaju.
Histórias A matéria vencedora mostrou histórias de sucesso de micro e pequenos empreendedores dos municípios de Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco, que através do empreendedorismo e com a ajuda do Sebrae transformaram a Rota do Sertão em um circuito de turismo rural.
1ª premiação Esse é o primeiro prêmio da história da TV Alese, que já está na expectativa para o resultado da etapa regional da 9ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que garante vaga na grande final nacional em Brasília!
Rosário do Catete: encontro de prefeitos e dirigentes de Cultura e Turismo O Município de Rosário do Catete vai sediar na próxima quarta-feira (5), às 9h, no auditório da Câmara de Vereadores, a primeira edição do Encontro Regional de Prefeitos e Dirigentes de Cultura e Turismo do Polo dos Tabuleiros. O evento é organizado pelo Fórum Regional de Turismo – Polo dos Tabuleiros, com apoio da Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e do Turismo.
Projeto No início do encontro, o presidente do Fórum Regional de Turismo – Polo dos Tabuleiros, José Reis, apresentará o movimento e o projeto “O que é que o Polo dos Tabuleiros têm”. Em seguida, o fundador da Êxito Estruturas e Eventos e da A. Porto Associados, Alexandre Porto, ministrará a palestra intitulada “A importância de promover o turismo regional”. O Diretor do Fórum, Wagner Quintela, apresentará o projeto Feira Regional de Turismo e Expo Verão. Na programação do evento também consta apresentação de grupo folclórico, exposição de produtos das artesãs rosarenses e exposição do acervo histórico de Rosário do Catete.
Experiências O secretário do Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e do Turismo de Rosário do Catete, Wagner Mota Quintela, destacou a importância do encontro para os municípios. “Este encontro é fundamental para a troca de experiências e o planejamento de estratégias de valorização da cultura e do desenvolvimento do turismo regional da região. Nosso município tem buscado atrair investidores, além de promover ações que devem impulsionar nossa economia. Por exemplo, a realização da Feira do Micro e Pequeno Empreendedor de Rosário do Catete (FEMIPE) e a implantação da sala do empreendedor”, destacou o secretário.
17 municípios O Fórum Regional de Turismo do Polo dos Tabuleiros é uma instância de governança regional formada por 17 municípios: Carmópolis, Capela, Divina Pastora, Japaratuba, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Siriri, Aquidabã, Cumbe, General Maynard, Graccho Cardoso, Malhada dos Bois e Maruim.
INFONET