Quinta, 06 de Outubro de 2022 - 08:20
A Confederação Macônica do Brasil (Comab) reagiu aos ataques que recebeu após um vídeo de 2017 em que o presidente Jair Bolsonaro aparece numa loja maçônica ter viralizado nas redes sociais.
O registro está sendo utilizado por opositores de Bolsonaro como tentativa de afastá-lo dos públicos evangélico e católico, uma vez que as religiões são críticas dos maçons.
Na nota, a Comab afirma que respeita a Constituição do Brasil, e pede respeito a liberdade religiosa. “Seguimos atentos a produção covarde, imbecil e oportunista de informações falsas, inverídicas e revestidas de maldades para enganar nosso querido Povo Brasileiro”, diz um trecho do comunicado.
“Somos uma Instituição do BEM para o BEM e jamais compactuaremos com pessoas do mal, inescrupulosas e desprovidas de caráter que tentam deturpar nossos princípios em nome de objetivos abjetos, escusos e nefastos que desejam arrastar nosso País ao caos”.
Após a repercussão do vídeo, Bolsonaro se manifestou, dizendo que na época do registro era pré-candidato a presidente e foi convidado por um "colega" a ir na maçonaria e aceitou o convite. Bolsonaro disse que foi "muito bem recebido" no local e que "se tiver alguma coisa errada a gente vê como proceder".
"Pessoal me criticando porque fui em loja maçom em 2017. Fui sim, fui em loja maçom, acho que única vez", afirmou. E prosseguiu: "Fui de novo? Não fui. Agora, sou presidente de todos. Isso agora a esquerda faz estardalhaço. O que tenho contra maçom? Tenho nada." (veja mais aqui).
Confira a nota na íntegra:
NOTA À SOCIEDADE BRASILEIRA
A CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA DO BRASIL - COMAB, uma das entidades representativas da Maçonaria Regular do Brasil vem a público esclarecer que a Maçonaria, na sua condição de jurídica de direito privado, sendo considerada uma Associação Civil:
1. É formada por homens livres e de bons costumes, sendo estes, requisitos de ingresso na
Ordem Maçônica;
2. Não é órgão de nenhum partido político, respeitando todas as correntes de pensamento que preservem na democracia a liberdade, a igualdade e a fraternidade;
3. Promoveu revoluções, libertações e têm atuado pela vigência universal dos Direitos Humanos, muito antes mesmo de quaisquer correntes político-ideológicas que hoje inundam as redes sociais segmentando maleficamente a humanidade;
4. Atua pela preservação da liberdade de Crença Religiosa, da livre expressão de pensamento e da família;
5. Tem como ponto norteador da conduta de seus membros a MORAL, a HONRA e a SABEDORIA;
6. Tem por objetivo maior a promoção do bem da humanidade, exortando as virtudes e
abominando os vícios e praticando a beneficência;
7. Apoia integralmente o combate a corrupção e os crimes contra o estado que exaure recursos, causando profunda dor e sofrimento ao nosso povo;
8. Atua para que se mantenha no seio do povo brasileiro a FÉ, o AMOR e a CARIDADE, pois assim admitimos em nossa Ordem todos os homens que possuem estes dons, qualquer que seja a sua religião;
9. Combate com as suas forças todos os INIMIGOS DA HUMANIDADE, como os hipócritas, que a enganam; os pérfidos, que a defraudam; os fanáticos, que a oprimem; os ambiciosos, que a usurpam, e os corruptos e sem princípios que abusam da confiança dos povos.
Respeitamos a Constituição do Brasil, o seu estado de direito, as nossas Leis e a sociedade brasileira, pelo qual requeremos o devido respeito! Seguimos atentos a produção covarde, imbecil e oportunista de informações falsas, inverídicas e revestidas de maldades para enganar nosso querido Povo Brasileiro.
Somos uma Instituição do BEM para o BEM e jamais compactuaremos com pessoas do mal, inescrupulosas e desprovidas de caráter que tentam deturpar nossos princípios em nome de objetivos abjetos, escusos e nefastos que desejam arrastar nosso País ao caos.
Bahia Notícias