Publicado em 7 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet
Gustavo Zucchi
Metrópoles
A campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia decidiu reagir à declaração de “neutralidade” de ACM Neto (União Brasil) no segundo turno da eleição presidencial. A estratégia do petista, segundo apurou a coluna, será tentar desmentir a afirmação e colar a imagem do rival na de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno com Lula (PT).
A ideia, segundo integrantes da campanha do petista, é mostrar que não há neutralidade nas posturas de ACM e que, dessa forma, Jerônimo representa Lula e ACM Neto, Bolsonaro.
“NEUTRALIDADE” – Nesta semana, ACM Neto decidiu que não vai declarar apoio formal a Bolsonaro no segundo turno, mesmo tendo como adversário na eleição baiana um político do mesmo partido que Lula.
A avaliação da campanha do ex-prefeito de Salvador é de que, com o grande eleitorado lulista na Bahia, uma declaração de apoio a Bolsonaro poderia fazê-lo perder votos de eleitores de Lula.
No primeiro turno, Jerônimo teve 49,45% dos votos e ACM, 40,88%. Ex-ministro de Bolsonaro, João Roma (PL) ficou em terceiro, com 9,08%, e declarou voto no ex-prefeito, no segundo turno.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Situação difícil para ACM Neto. No primeiro turno havia um acordo tácito entre ACM e Lula, dispondo que o ex-prefeito ficaria neutro em relação à sucessão presidencial, e o PT colocaria um candidato pouco conhecido. Foi assim que o engenheiro e administrador público Jerônimo Rodrigues foi lançado, sem jamais ter se candidatado a nada. E virou a grande atração da política baiana. Agora, o jogo virou e Jerônimo é o favorito, mas o segundo turno é uma armadilha e tudo pode acontecer, como diz o cantor baiano Pepeu Gomes. (C.N.)