Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, outubro 10, 2022

Cacá Leão defende 'orçamento secreto' e diz que emendas do relator são transparentes

 Segunda, 10 de Outubro de 2022 - 18:00

por Lula Bonfim

Cacá Leão defende 'orçamento secreto' e diz que emendas do relator são transparentes
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias

O deputado federal Cacá Leão (PP) defendeu, na tarde desta segunda-feira (10) durante o podcast Projeto Prisma, as emendas do relator, classificadas por críticos como “orçamento secreto”, por uma suposta dificuldade de verificar quem dispunha das verbas aplicadas. Segundo ele, a “RP9” garante transparência aos recursos dispostos por parlamentares.

 

“Essa questão da RP9, das emendas do relator, é exatamente o contrário: se as pessoas sabem hoje para onde o recurso vai, é porque exatamente existe aquele marcador. Antigamente, esse recurso era colocado dentro dos ministérios, na forma de RP2, eram gastos e ninguém sabia de que forma estava sendo feita, como estava sendo conduzida. Quando você cria o marcador, automaticamente você consegue acompanhar a execução daquele recurso. Isso foi feito para o orçamento de 2018 e trouxe muito mais transparência para esse processo”, justificou o deputado.


Cacá assumiu a autoria da ideia das RP9 e afirmou que a autoria da emenda do relator chegou a ser um problema, já que muitos não eram transparentes, omitindo a destinação dos recursos. Entretanto, de acordo com ele, a questão já foi resolvida.

 

“O que acabou, ao longo do tempo, foi que esse recurso foi aumentando, ampliando essa discussão, e muitas vezes não se sabia quem era o autor responsável por aquela emenda do relator. Isso foi resolvido também, do ano retrasado para o ano passado, quando se criou um sistema onde as propostas são cadastradas”, afirmou Cacá.

 

O parlamentar baiano também defendeu a ação de deputados na destinação de verbas para municípios e estados, visando o custeio de obras públicas, mas apontou que os deputados precisam dar mais transparência aos seus atos.

 

“Também é função do parlamentar fazer obras, trazer recursos, ajudar as cidades, ajudar o estado. Então eu sempre dei publicidade, sempre fiz questão de ver, tanto que todo recurso que eu trouxe – sou um dos deputados que mais trouxe recursos para a Bahia ao longo dos últimos tempos – sempre divulguei nas minha redes sociais”, concluiu Cacá.

Bahia Notícias

Em destaque

Diálogo e a transparência serão marcas da gestão Tista de Deda.

  Um dos principais focos do governo Tista de Deda será o diálogo, e o chefe de gabinete Gilmar Bonfim já demonstrou uma boa iniciativa de g...

Mais visitadas