Publicado em 11 de outubro de 2022 por Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
Li, pasmo e estarrecido, declarações ameaçadoras e perigosas de Bolsonaro com relação à conduta dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), caso seja reeleito chefe da nação. Caiu a máscara do falso democrata. Tudo indica, nessa linha, que Bolsonaro pretende, literalmente, atear fogo nas instituições brasileiras.
O esboço do quadro é dantesco. Os ministros da Suprema Corte não poderão mais votar contra irregularidades e descalabros do presidente. O STF deixará de ser poder independente.
AMEAÇA DE IMPEACHMENT – O ministro que ousar enfrentar atos vergonhosos e antidemocráticos do Palácio do Planalto poderá sofrer impeachment do bravo e glorioso Senado que já teve Ruy Barbosa entre seus membros mais ilustres, inclusive como defensor dos direitos de seus adversários políticos, numa época em que o Brasil era um país muito mais evoluído em termos políticos.
No Senado, o presidente pretende que a malta dos serviçais rancorosos, enfurecidos e truculentos seja liderada pelo vingativo trabuco de Dalmares Alves.
Mas isso é só um pesadelo, porque setores democráticos e entidades civis saberão reagir e repudiar violências daqueles que queiram violentar e rasgar a Constituição.
NÃO CABE ÓDIO – Aplaudo a colunista Ana Dubeux (Correio Braziliense -09/10) pelo excelente e vigoroso texto “No Nordeste, não cabe ódio”. Com destemido sangue pernambucano nas veias, Dubeux aconselha aos pérfidos, rancorosos e mal amados de plantão:
“Quem vive de ódio não tem lugar no Nordeste e nem deveria ter pelo país afora. Portanto, não sopre a fogueira, apague as fagulhas divulgando seu amor por esta região tão rica e linda”.
Tem toda razão a jornalista. Nordestinos são guerreiros e desbravadores. Estão em todo lugar, no Brasil e no exterior. Ocupam cargos de todos os tamanhos. Não se abatem diante dos problemas.
MAIS NORDESTINOS – O governador reeleito de Brasília é piauiense. Minha amada mulher é cearense. Minha sogra e meus 9 cunhados, também. Assim como todos os 10 irmãos do respeitado e vitorioso clã Campelo Bezerra.
Na minha “pelada”, 70% dos craques são nordestinos. Na política tenho amigos de diversos Estados. Meu competente médico oncologista, Gustavo Fernandes, é paraibano.
A língua de trapo do energúmeno mito de papelão insultou os nordestinos. Depois, cretina e cinicamente, faz juras de amor aos nordestinos na insuportável propaganda eleitoral. Sem noção.