em 5 out, 2022 4:04
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Independente da Direção Nacional do PDT – o qual ele faz parte – anunciar o apoio do partido a candidatura de Lula no 2º turno, o blog tinha a certeza que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, pela história política que tem alicerçada no movimento estudantil universitário, no PCdoB, jamais fugiria ou ficaria em cima do muro neste momento delicado que passa o País. Está sendo assim com o apoio ao candidato ao governo Fábio Mitidieri e não seria de outra forma para presidente.
Como o blog já escreveu a escolha não é por projeto de um partido, ou até mesmo plano de governo, é a escolha entre a democracia, o respeito a Constituição, os direitos humanos contra um negacionista que conseguiu renascer a extrema-direita no Brasil que foi forte durante o tempo do integralismo comandado por Plínio Salgado, inspirado no fascismo italiano.
A nota do prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos:
“Participei da reunião interna do PDT e sobre o posicionamento do partido no 2º turno da eleição presidencial. Em respeito à história do PDT e sabendo o momento crítico em que o Brasil vive, decidimos por unanimidade apoiar a candidatura do ex-presidente.
A candidatura de Lula é o caminho mais próximo do nosso partido e o apoio se dá com a incorporação de ideias importantes do PDT, que são os projetos de renda mínima, da escola em ensino integral, de renegociação das dívidas e do código nacional do trabalho.”
Mais uma vez Edvaldo mostra coerência na carreira política, honrando não apenas o passado dele, mas também referenciando o parceiro e amigo de longas jornadas Marcelo Déda.
“Sempre foi uma escolha preferencial pelos que mais precisam, pelos que mais sofrem…” Marcelo Déda.
Situação delicada Um vídeo com o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, que viralizou nas redes sociais de todo o Brasil a semana passada, está causando o maior burburinho no episcopado e no clero brasileiro. No último dia 29, na cidade de São Miguel do Aleixo, durante a festa do padroeiro, São Miguel Arcanjo, o arcebispo disse algo inusitado e muito estranho que provocou uma avalanche de comentários negativos de alguns bispos da igreja católica de várias partes do Brasil.
Homem e canonizado Na gravação, que foi postada na página do instagram da paróquia de São Miguel do Aleixo, o arcebispo disse que “São Miguel era um homem de Deus e que foi canonizado.” Todos sabem que São Miguel é um arcanjo, ou seja, um ser espiritual, e não foi canonizado. Qualquer criança que frequenta a catequese sabe dessas informações elementares.
Alerta máximo O ocorrido parece ser uma bobagem, mas não é. O blog recebeu vários áudios de alguns bispos católicos comentando sobre o vídeo. O que se constata é que o arcebispo está realmente com um problema neurológico e que não tem mais a mínima condição de estar à frente da arquidiocese. Sem falar que a briga pelo poder, para ver quem controla o arcebispo e quem comanda a arquidiocese de Aracaju, é grande. O vídeo:
O Papa precisa intervir Por causa da repercussão negativa e para não prejudicar ainda mais o arcebispo, o vídeo foi retirado do ar. Em julho deste ano, o representante do Papa Francisco esteve em Aracaju durante 3 dias para realizar uma investigação na arquidiocese. Com o passar do tempo parece que a situação se agravou ainda mais. O papa precisa tomar alguma providência, antes que aconteça algo pior. E precisa também chamar à ordem a cúpula da arquidiocese de Aracaju, comandada pelo vigário-geral, que está prejudicando a imagem do catolicismo em Sergipe.
Cofre vazio? A semana passada, o comentário geral nos bastidores da arquidiocese de Aracaju é que o cofre da cúria está vazio e que não está entrando dinheiro. A pergunta que não quer calar é a seguinte: e qual foi o destino do dinheiro da venda de grande parte do patrimônio da arquidiocese? E o dinheiro dos aluguéis? E o dinheiro do estacionamento? Arrepare, Osmário, será verdade?
Eliane Aquino ganha recurso no TSE. E ontem, 4, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, seguiu o parecer da Procuradoria Eleitoral é acatou o recurso da vice-governadora Eliane Aquino, candidata a deputada federal pelo PT. Eliane destacou que a vitória foi importante porque tinha a certeza que estava certa na questão da desincompatibilização dos conselhos. Quem deve assumir é João Daniel que teve mais votos que Eliane. O TRE-SE informou que ainda não é possível informar quais serão as mudanças feitas no quadro de deputados federais eleitos.
INFONET