Publicado em 1 de maio de 2022 por Tribuna da Internet
Edoardo Ghirotto
Metrópoles
Idealizador do movimento para unificar o chamado centro democrático, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse estar arrependido das decisões que tomou no processo para formar uma candidatura única de terceira via. Em conversas com amigos, Mandetta afirmou que não deveria ter deixado o debate nas mãos dos presidentes de partidos.
Mandetta disse a interlocutores que foi “enrolado” por dirigentes partidários. Na visão do ex-ministro, os presidentes das siglas queriam lançar candidatos fracos ou abdicar de chapas majoritárias para priorizar a eleição de deputados.
TUDO POR DINHEIRO – O tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados é o fator que determina o tamanho da verba pública (Fundo Partidário e Fundo Eleitoral) e do tempo de TV destinado aos partidos.
Mandetta foi um dos primeiros nomes a se colocar como pré-candidato à Presidência, mas teve o projeto esvaziado por Luciano Bivar durante o processo de fusão do DEM com o PSL.
Ainda filiado ao União Brasil, o ex-ministro da Saúde pretende disputar a vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul. Enfrentando a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também era do DEM mas agora está no PP.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Mandetta tem razão. Os dirigentes do partidos estão fazendo uma trapalhada que está prejudicando a possibilidade de acordo. (C.N.)