A nova carteira de identidade chega para reunir todas as informações em um documento único, mantendo o número do CPF
Portanto, siga a leitura logo abaixo. Com essas informações, tirar ou fazer o seu RG Único será um processo sem nenhuma complicação.
A nova carteira de identidade
Para quem ainda não sabe, a nova carteira de identidade, também chamada de RG Único, será o documento responsável por conter todas as informações essenciais dos cidadãos brasileiros. Desse modo, a ideia do governo federal é diminuir fraudes de identidade, além de permitir maior facilidade na hora da consulta dos dados.
Assim, num contexto em que as mídias digitais ganham mais espaço, bem como as finanças descentralizadas, especialmente com a criptomoeda Bitcoin, ter um documento em papel pode ser coisa do passado. Então, a ideia é que em uma década todos os cidadãos já tenham a sua nova carteira de identidade, um documento tanto digital quanto possível de ser impresso.
No entanto, se você tem 60 anos ou mais, não é hora de preocupações. Ainda não existe um prazo para trocar de documento. No entanto, para quem tem menos de 60 anos, o ideal é buscar o quanto antes fazer essa alteração.
Nesse caso, também não é preciso perder o sono por causa das burocracias. Assim, o número do CPF (ou seja, Cadastro de Pessoa Física) será mantido. O prazo para que instituições e organizações entrem na nova legislação referente a essa documentação é de um ano.
Acredita-se que estas novas implementações estão totalmente realizadas até março de 2023.
Processo de retirada da nova carteira de identidade
Assim, você deve procurar a secretaria de Segurança Pública do seu estado, uma vez que é este o órgão responsável pela emissão e liberação do RG Único. Contudo, se você pensa que vai ter de pagar por isso, está enganado. Assim, a nova carteira de identidade será gratuita. O RG antigo, ou seja, o atual, que usamos no dia a dia, ainda será aceito nos próximos 10 anos.
Contudo, é de esperar que bancos e instituições financeiras possam criar problemas por conta desse tipo de documentação. Então, o melhor é agendar o seu pedido para não ter problemas futuros.
Por fim, vale dizer que graças aos acordos com o Mercosul (Mercado Comum do Sul), será possível viajar para esses países apresentando apenas a nova carteira de identidade.
https://pronatec.pro.br/