Ana Mendonça
Correio Braziliense
O presidente Jair Bolsonaro fez um breve comunicado, nesta quarta-feira, dia 10, para falar sobre a vacinação contra covid-19. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto após o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa é a primeira vez que Bolsonaro e seus ministros aparecem todos no salão do Palácio do Planalto utilizando máscaras.
“O Brasil está fazendo sua parte. O governo federal está fazendo seu trabalho. Já entregamos vacina para 100% dos idosos acima de 85 anos de idade. Entre eles, minha mãe com 93 anos de idade”, disse o presidente.
“EXEMPLO” – Em outra parte do discurso, Bolsonaro citou o Brasil como “exemplo” para o mundo. “Fomos e somos incansáveis desde o primeiro momento na luta contra a pandemia, que é um exemplo para o mundo”.
“O governo federal não poupou esforços e não economizou recursos para atender todos os estados e municípios. Fizemos uma campanha para atender os quatro cantos do país”, completou.
Bolsonaro também citou o auxílio emergencial, no qual ele chamou de “maior programa social do mundo”. “Atendemos aqueles que são conhecidos como invisíveis. Não disparamos contra o povo brasileiro. Não se tem notícias no mundo de um projeto social de tamanha envergadura”, disse.
O presidente voltou a frisar os acordos com a Oxford/Astrazeneca. Apesar disso, Bolsonaro não citou a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro pensa (?) que alguém ainda acredita em suas narrativas fantasiosas, com exceção de seus seguidores em número cada vez mais reduzido. Ele não se dá nem o trabalho de enfeitar o pavão que tenta vender e consegue se contradizer explicitamente, sem o menor pudor. Acaba que ficamos na dúvida se é estratégia, ignorância ou psicopatia mesmo. (Marcelo Copelli)