Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm
O prefeito de Jequié, no Sudoeste, Sérgio da Gameleira, deve ser afastado do cargo nesta quinta-feira (2). Esse é uma das seis medidas cautelares cumpridas na manhã desta quinta pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU). Além deles, há outros 11 mandados de busca e apreensão. Intitulada de Old School, a operação combate fraudes em licitações e desvio de verbas públicas em Jequié, segunda maior cidade do sudoeste baiano.
As investigações tiveram início no final de 2018, a partir de denúncia de vereadores. Segundo os edis, uma empresa estaria vencendo diversas licitações no município, sendo que em uma dessas licitações, para promover a reforma de 82 escolas nas zonas rural e urbana, os serviços estariam sendo executados de maneira manifestamente insatisfatória.
A partir daí a Polícia Federal iniciou a análise e apurou que o município de Jequié celebrara com a empresa em questão um contrato no importe de R$ 8.853.846,66 (oito milhões, oitocentos e cinquenta e três mil, oitocentos e quarenta e seis reais e sessenta e seis centavos), valor a ser pago com recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério), e que, de fato, os serviços nas escolas eram de péssima qualidade.
Nota da redação deste Blog - Peguntaram-me porque em todo lugar as coisas funcionam e em Jeremoabo é uma terra esquecida e abandonada.
A resposta é simples.
Nas outra cidades existem lideranças atuantes, existem deputados e senadores que denunciam e cobram o andamento, os vereadores são prestigiados e acompanhados pelos seus respectivos deputados e senadores.
Em Jeremoabo os vereadores da oposição ainda são amadores, tem boa vontade, mostram trabalho, faz a jogada, mas não sabem como finalizar.