Foto: Jamile Amine / Bahia Notícias
A Câmara de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, pode dar início nesta quinta-feira (9) um processo de afastamento do prefeito Doutor Pitágoras. A partir das 9h os vereadores votam se recebem ou não uma denúncia de compra superfaturada de respiradores e máscaras. O Ministério Público Federal na Bahia também já abriu inquérito para apurar o caso (veja aqui) A própria Casa intimou o gestor que deve acompanhar a votação com início previsto para as 9h.
Quem levou a denúncia à Casa pelo morador Marcelo Anderson Vilas Boas. Conforme o Candeias Notícias, a prefeitura local teria comprado sem licitação oito respiradores no valor unitário de R$ 175 mil, o que gerou R$ 1,4 milhão de custo. A compra teria feita com a empresa Manupa Comércio, Exportação, Importação de Equipamentos e Veículos Adaptado Eireli.
Ao Bahia Notícias, a coordenação de comunicação do município informou, em nota, que os equipamentos foram adquiridos com base em pesquisa prévia de preços, diretamente com "potenciais fornecedores do objeto contratado". Sobre os valores da compra, o posicionamento afirma, ainda, que é preciso levar em conta as variações cambiais sobre a "dinâmica de importação de equipamentos médicos".
Bahia Notícias