quarta-feira, dezembro 18, 2019

Já chegou a hora de sair da Bolsa e procurar um investimento mais seguro


Imagem relacionada
Tio Patinhas já teria saído fora da Bolsa para não ter prejuízo
Carlos Newton
Volto rapidamente ao assunto por ter ficado surpreso com o que disseram de bobagens nos comentários sobre o artigo em que analisei o mercado financeiro nesta-segunda-feira, dia 16. É impressionante o desconhecimento que as pessoas têm a esse respeito. Alguns chegam a pensar que essa enxurrada de dinheiro está fortalecendo a economia e entrando no caixa das empresas, que estariam recebendo recursos extras para abrir empregos, adquirir insumos e aumentar a produção, beneficiando o país com maior arrecadação de impostos e tudo o mais.
Outros comentaristas nem chegam a fazer esses raciocínios toscos, partem direto para ofender e descaracterizar a análise do jornalista, sob argumento de que nosso intuito é apenas criticar o governo e desconhecer os avanços que já teriam sido alcançados.
HORA DE SAIR – Lamento informar, mas não é nada disso. O objetivo é apenas alertar as pessoas que não conhecem a mecânica da Bolsa e agora estão investindo em ações. Esses novatos precisam saber que já chegou a hora de sair fora, realizar lucros e procurar investimentos mais seguros. Podem perguntar ao Tio Patinhas.
É preciso lembrar que na Bolsa não existe almoço grátis, lá na ponta alguém terá de pagar a despesa. E não se pode dar calote, porque o pagamento é antecipado, embora o negócio (compra de ações) somente se conclua em três dias.
Apostar na Bolsa sempre foi considerado um investimento de alto risco. Por causa das variações nos preços das ações, não há garantia de retorno do que foi investido. Altas e baixas podem acontecer subitamente, devido a alterações no setor de atuação da empresa. Esse é o chamado risco de mercado.
CUSTA CARO – Investir na Bolsa tem um custo alto. Se você optou por participar de um clube ou fundo de investimento em ações, tem de pagar a taxa de administração, calculada anualmente em relação ao valor aplicado e cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor manteve operações.
Há também a taxa de corretagem, cobrada cada vez que é emitida uma ordem de compra ou venda; a taxa de custódia, exigida mensalmente pela guarda das ações (é a única que a corretora pode escolher não cobrar); e a taxa de emolumentos, paga à Bolsa e calculada em relação ao valor que envolve a compra ou venda de ações.
TIPOS DE AÇÕES – Você pode comprar ações ordinárias (ON), com direito a voto em assembleia,ou ações preferenciais (PN), sem direito a voto, mas com prioridade no recebimento de dividendos (lucros da empresa).
Nessa operação de compra e venda de ações, um ganha e outro perde, não existem dois vencedores. Por isso, é preciso comprar ações de empresas lucrativas. Porém, na esculhambação que se tornou a Bovespa, os novos investidores que nada entendem de mercado estão comprando qualquer ação, como se fosse tudo igual.
Na verdade, somente as empresas lucrativas, com ganhos em produtividade, podem ter valorização de suas ações. Mas não é isso que está acontecendo. Praticamente todas as ações estão subindo, levadas no embalo. O esquema, portanto, está funcionando artificialmente, fazendo a fortuna das corretoras e dos bancos, que também operam na Bovespa.
BENEFÍCIO DA ECONOMIA – O governo tem sempre vantagem com a alta da Bolsa, porque leva 15% de Imposto de Renda sobre ganho de capital em compra e venda acima de R$ 20 mil.
Mas as empresas somente recebem alguma coisa quando fazem lançamentos. As ações que já estavam lançadas, que são sempre a quase totalidade do pregão, podem ser compradas e vendidas várias vezes por dia e a companhia não ganha um só níquel. Geralmente, quando necessitam de capital, as sociedades anônimas lançam debêntures (papéis com rendimento e prazo de duração pré-fixados).
Diante de tudo isso, alguém poderia explicar por que essa euforia com a alta da Bolsa? Aliás, quando a bolha explodir, quero estar bem longe.
###P.S. 1 – A Bolsa entra em alta artificial quando as ações passam a valer muito mais do que o valor de mercado das próprias empresas.
P.S. 2 – Não sei dizer se a Bolsa vai despencar agora, daqui a três meses ou alguns anos. Vou perguntar ao Olavo de Carvalho, que está morando lá na matriz USA e tem mais informações do que aqui na sucursal Brazil. (C.N.)

Em destaque

EDITORIAL: Paz, Alegria e Retorno Econômico – O Saldo Altamente Positivo do São João de Jeremoabo

EDITORIAL: Paz, Alegria e Retorno Econômico – O Saldo Altamente Positivo do São João de Jeremoabo Por José Montalvão O som das sanfonas sile...

Mais visitadas