Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 29, 2019

Após alta em dezembro, preço da carne começa a cair

Domingo, 29 de Dezembro de 2019 - 07:00


Após alta em dezembro, preço da carne começa a cair
Foto: Free Photos/Pixabay
Após temporada com preços altos, o valor da carne vermelha começou a ceder nas lojas, açougues e supermercados. Conforme O Globo, alguns cortes chegaram a ter queda de preço de 50%.

Ao jornal, o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Thiago Bernardino, explicou que a redução do consumo explica em parte o comportamento dos preços. "Somado a isso, a indústria quis diminuir os estoques para não ter custo tão alto com a câmara fria", argumentou Bernardino.

No mês de dezembro o preço da carne registrou seu maior avanço em quase duas décadas, de acordo com o monitoramento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta geral foi de 17,7%, segundo dados do IPCA-15, considerado a prévia da inflação.

A reportagem destaca que o aumento, observado pelo consumidor desde outubro, se deu graças a uma série de fatores. O principal deles foi o aumento das exportações brasileiras para China, cujos rebanhos de porcos foram reduzidos à metade pela febre suína. Como os chineses pagam mais, e o dólar em alta aumenta os ganhos, os produtores e os frigoríferos brasileiros preferiram aumentar as exportações para o país asiático, o que reduziu a oferta interna e elevou os preços.

Em destaque

"Rumo à Mudança: a Busca por uma Gestão Transparente em Jeremoabo"

Roselma da Saúde parece estar se destacando como uma pré-candidata a vereadora em Jeremoabo, trazendo uma abordagem diferenciada ao oferecer...

Mais visitadas