Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 28, 2019

Em algum momento viramos na curva errada, e a prioridade à ética na política não existe mais


Imagem relacionada
Charge do Ivan Cabral (ivancabral.com)
Celso Rocha de BarrosFolha
No começo dos anos dez, a crise do euro sucedia a do subprime americano, o resultado da aterrissagem chinesa era incerto, e estava claro que não poderíamos mais contar com o cenário externo para crescer. Após décadas de crescimento baixo, era claro que o modelo econômico brasileiro estava esgotado. Nos anos seguintes, houve duas tentativas ambiciosas de reformá-lo: a Nova Matriz Econômica de Dilma Rousseff e as reformas liberais do pós-impeachment.
A Nova Matriz fracassou. Até o PT admite que as isenções fiscais e outras medidas de estímulo não geraram qualquer crescimento, mas desorganizaram completamente as finanças públicas.
SEM DINHEIRO – Quando Dilma foi reeleita em 2014, os preços das commodities desabaram, e a Lava Jato travou o investimento público no curto prazo. Em épocas normais, seria hora de estimular a economia, mas o dinheiro do estímulo havia sido desperdiçado pela Nova Matriz quando estávamos no pleno emprego.
Os economistas ainda discutem o que teria sido melhor fazer em 2015, mas o fato é que o PIB caiu 8% em dois anos, um número de país em guerra. E assim terminou meia década de total prioridade à promoção do crescimento.
No começo do segundo mandato de Dilma, a Lava Jato ganhou velocidade e enormes escândalos da era petista vieram a público. Os escândalos das eras anteriores já tinham prescrito.
ESPERANÇA Và– Uma grande onda de esperança tomou o Brasil, mas foi um azar que a crise econômica e as revelações da Lava Jato acontecessem ao mesmo tempo. A opinião geral era que o dinheiro acabou porque os políticos roubaram. Era mentira, mas foi o que tivemos no lugar de debate sério.
Foi mais ou menos nessa altura que o PSDB e o resto da centro-direita brasileira acharam que era uma boa ideia apoiar o impeachment de Dilma Rousseff, o que implicava amarrar seu programa de reformas e seus melhores quadros ao PMDB da Câmara no auge da Lava Jato.
O programa de Temer era simples: reformas liberais e acordão do Jucá. Fracassou, bateu recordes de impopularidade e Geraldo Alckmin teve só 4,5% dos votos em 2018. Fazendo oposição às reformas, o PT foi ao segundo turno. Mas a oposição que venceu foi ao acordão.
PORÕES DA DITADURA – Não seria um problema se essas aspirações tivessem sido representadas por Joaquim Barbosa, ou Luciano Huck, ou outro democrata.
Ao invés disso, venceu o bolsonarismo, uma aliança entre acusados de corrupção do baixo clero e defensores de milícia, todos fanatizados pela ideologia dos porões da ditadura. A extrema direita pós-2008, que já havia destruído a democracia húngara e começado a destruir a polonesa, chegou ao poder no Brasil. Tornamo-nos um polo de irradiação de extremismo e negacionismo climático, uma piada e um risco geopolítico ao mesmo tempo.
Na semana passada, o Ministério Público do Rio de Janeiro informou que um esquema de corrupção da família do presidente da República fez transferências de dinheiro para o chefe da milícia que matou Marielle Franco.
NA CURVA ERRADA – E assim terminou meia década de total prioridade à ética na política. Houve vários momentos em que poderíamos ter voltado ao caminho certo. Sempre viramos na curva errada.
Agora é torcer para que alguma coisa que perdeu na década de dez vença na de 20, e que, um dia, alguém critique essa coluna por não ter visto o germe do novo em meio à catástrofe.

Em destaque

X (ex-Twitte) alega ao STF que houve falhas, mas não descumpriu bloqueios

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Musk ameaçou descumprir, mas era apenas conversa fi...

Mais visitadas